- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Após ataques de Musk, Lula cria conta na rede Bluesky, rival da plataforma X

© AFP 2023 / Evaristo SaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva gesticula durante entrevista coletiva de apresentação do Programa de Democratização de Imóveis da União, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), em 26 de fevereiro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gesticula durante entrevista coletiva de apresentação do Programa de Democratização de Imóveis da União, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), em 26 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2024
Nos siga no
A semana foi marcada pela troca de farpas entre o empresário Elon Musk, o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal (STF). Tudo começou após o bilionário ameaçar não cumprir decisão do ministro Alexandre de Moraes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conta criada nesta sexta-feira (12) na rede social Bluesky, considerada uma concorrente direta do X. A entrada se dá em meio aos embates com o bilionário Elon Musk por conta de decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes que determinaram a exclusão de perfis de pessoas que disseminavam ataques contra a democracia no país.
Na primeira postagem como usuário, Lula repercutiu a visita presencial a uma planta frigorífica em Campo Grande (MS), que vai exportar carne para a China. O frigorífico estava apto para vender carne à China desde 2018, mas só pôde ser ativado agora.

"Vou participar da habilitação de 38 frigoríficos para exportação de carnes para a China. Em seguida, [estarei] em SP, para a inauguração da sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos e anúncio de investimentos. A economia no rumo certo", publicou.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 28 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2024
Notícias do Brasil
Israel surfa nos embates Elon Musk-STF e ataca Lula; Ibama encontra Starlink em 20 garimpos ilegais

Rede é de cofundador do X

Criada em 2019, a Bluesky pertence a Jack Dorsey, que é cofundador do Twitter (antecessor do X), e só autorizou a presença de chefes de Estado nesta sexta. A plataforma funciona nos mesmos moldes da concorrente, com limite de caracteres nas publicações, repostagens e comentários. Porém não permite compartilhamento de vídeos e áudios.
Ao longo da semana, Lula realizou uma série de críticas a Musk, sem citá-lo nominalmente. Na última, o presidente atribuiu as ameaças do bilionário ao avanço do "extremismo de direita" no Brasil.
"O crescimento do extremismo de direita que se dá o luxo de permitir que o empresário norte-americano [Musk é sul-africano], que nunca produziu um pé de capim neste país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros, do povo brasileiro", disse.
Já na última terça-feira (9), o presidente brasileiro declarou que "bilionário tentando fazer foguete" vai ter que "usar muito do dinheiro que tem para ajudar a preservar" o planeta Terra.
Enquanto isso, o empresário chegou a participar de uma live com blogueiros e políticos, entre eles o deputado federal Nikolas Ferreira e Allan dos Santos.
Musk afirmou que a situação no Brasil com relação ao X apresenta "algumas preocupações sérias". Em sua visão, "as pessoas que foram eleitas" para o Senado e para a Câmara dos Deputados deveriam ter "muito mais autoridade do que elas têm".

"Nossa preocupação no X é que estamos sendo ordenados pela Justiça a fazer coisas que são ilegais", afirmou. Segundo o empresário, receber um pedido, feito "por um juiz", que "diretamente viola a lei" é "estranho", disse Musk, citado pelo Poder360.

Segundo Musk, a empresa está tentando lidar com a situação de uma forma "que não prejudique os funcionários do X" no Brasil.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала