- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Historiador: Crimeia continua estrategicamente fundamental para a Rússia no mar Negro após 80 anos

© SputnikArquivo: soldados soviéticos registrados na libertada Sebastopol após a ofensiva da Crimeia
Arquivo: soldados soviéticos registrados na libertada Sebastopol após a ofensiva da Crimeia - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
Há 80 anos, a Crimeia era a principal base naval da União Soviética, o que ainda é o caso hoje, enquanto a Rússia continua a sua operação militar especial, disse o professor de história militar Alexander Hill à Sputnik.
Nesta segunda-feira (8), a Rússia assinala o 80º aniversário do início da ofensiva do Exército Vermelho na Crimeia contra os invasores nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
A operação para libertar a Crimeia durou de 8 de abril de 1944 a 12 de maio daquele ano e terminou com a derrota total do 17º Exército Alemão, de 200 mil homens.
A Ofensiva da Crimeia "teve valor estratégico e foi um sucesso considerável para o Exército Vermelho", disse Alexander Hill, professor de história militar na Universidade de Calgary, em Alberta, Canadá, em entrevista à Sputnik.
A operação "teve benefícios psicológicos, não apenas para os soldados soviéticos, mas também em termos de minar a moral romena, porque muitos dos defensores da Crimeia [que lutam ao lado dos nazistas] eram forças romenas", disse Hill.
A ofensiva também proporcionou "o potencial para bombardear os campos petrolíferos romenos, a partir da Crimeia, algo que preocupou muito os alemães", segundo o professor.
Ele elogiou a Ofensiva da Crimeia como "uma operação muito bem-sucedida porque o Exército Vermelho conseguiu, em questão de semanas, fazer o que os alemães no eixo levaram vários meses para fazer em 1941 e 1942, ou seja, o Exército Vermelho rompeu na Crimeia de forma relativamente rápida, ajudado pelo fato de ter havido um desembarque anfíbio no final de 1943".
Hill também notou algumas "semelhanças" entre os objetivos da Ofensiva da Crimeia e os objetivos da operação militar especial em curso da Rússia.
Ofensiva estratégica da Crimeia completa 80 anos: descubra o heroísmo das tropas soviéticas - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Multimídia
Ofensiva estratégica da Crimeia completa 80 anos: descubra o heroísmo das tropas soviéticas
"Obviamente, a operação especial visa, em parte, proteger a Crimeia, o que é importante hoje para a Rússia, tal como o foi para a União Soviética durante a Grande Guerra pela Pátria [parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio Grande Guerra pela Pátria de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados]. É obviamente uma base naval importante. É um importante porto de águas quentes", observou Hill.
Ele descreveu a Crimeia como "um bom ponto de base para patrulhar o mar Negro", lembrando que durante a Segunda Guerra Mundial, a Crimeia "também representou uma ameaça ao avanço soviético do sul para o oeste". Hoje em dia, a posição da Crimeia na operação militar especial permite igualmente que as forças russas ataquem, a partir do sul, a Ucrânia", destacou o professor.
Existem também "semelhanças na forma como as guerras foram travadas", disse ele. Apesar do uso de drones e armas de alta precisão no conflito na Ucrânia, "ainda é uma guerra de tanques, artilharia e infantaria", que foram amplamente utilizados durante a Ofensiva da Crimeia, disse Hill.
"Isso permite o domínio da região do mar Negro", concluiu o professor de história militar.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала