- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: Europa não vai reagir ao ataque de drones da Ucrânia à usina nuclear de Zaporozhie

© Sputnik / Konstantin MikhalchevskyUnidade da usina nuclear de Zaporozhie em Energodar, em 23 de agosto de 2022
Unidade da usina nuclear de Zaporozhie em Energodar, em 23 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
Moscou instou anteriormente a comunidade internacional a responder ao recente ataque de drones da Ucrânia à Usina Nuclear de Zaporozhie (ZNPP, na sigla em inglês), que o Ministério das Relações Exteriores russo denunciou como "um ato de terrorismo nuclear por parte do regime de Kiev".
A agência nuclear russa Rosatom condenou o ataque "sem precedentes" de drones de Kiev à ZNPP, que deixou feridos pelo menos três funcionários da instalação.
A Rosatom apelou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para responder e condenar imediatamente as ações da Ucrânia.

"Não há o menor sentido militar em ataques semelhantes, dado que a instalação não está funcionando agora", disse Aleksandr Uvarov, especialista em energia nuclear e chefe do ANO Atominfo Center, em entrevista à Sputnik.

"Os reatores nucleares da usina não estão funcionando e não estão produzindo eletricidade, ou seja, os ataques não podem causar qualquer dano ao sistema de abastecimento de energia das novas regiões [da Rússia]", acrescentou Uvarov.

Ao mesmo tempo, alertou sobre as potenciais repercussões relacionadas à radiação que, segundo ele, poderiam "afetar a todos, incluindo aqueles que vivem nos territórios controlados pelo lado ucraniano".

O especialista explicou, nesse sentido, que uma possível interrupção de um dos reatores da central seria seguida pela "liberação descontrolada de substâncias radioativas na atmosfera" com tudo o que isso implica.
Maria Zakharova em Conferência em Moscou 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2024
Panorama internacional
'Ato de terrorismo nuclear', diz Zakharova sobre ataques ucranianos à usina de Zaporozhie
No que diz respeito ao apelo da Rosatom à AIEA, Uvarov se manteve pessimista quanto à reação relevante da agência.
Quando questionado como a Europa poderia responder ao ataque de drones de Kiev, ele disse que não acredita que tal reação venha a ocorrer e que, na melhor das hipóteses, a AIEA deve emitir uma declaração sobre um ataque de "drones não identificados".

"Para ser honesto, não acredito [que haverá qualquer reação]. Na minha opinião, a Europa não reagirá, tal como não reagiu antes à explosão da barragem [Usina Hidrelétrica] de Kakhovka e assim por diante. Na melhor das hipóteses, a AIEA emitirá uma declaração sobre um ataque de 'drones não identificados'", disse o especialista.

Ele também lamentou que a AIEA esteja restringida pelo fato de "essa organização ser ainda mais técnica do que política".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала