- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Franco e profissional': chefe da AIEA descreve diálogo com Putin sobre situação de Zaporozhie

© AP Photo / Valeriy SharifulinVladimir Putin (à direita) e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, apertam as mãos durante reunião em Sochi. Rússia, 6 de março de 2024
Vladimir Putin (à direita) e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, apertam as mãos durante reunião em Sochi. Rússia, 6 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2024
Nos siga no
Rafael Grossi se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, na última quarta-feira (6), para discutir a segurança de Zaporozhie. Na conversa, o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu máxima contenção militar no entorno da usina nuclear.
O diretor-geral da agência descreveu como "franco e profissional" o diálogo que manteve com Putin, na cidade russa de Sochi, sobre a situação da usina nuclear de Zaporozhie.
A informação foi dada em um comunicado, divulgado pela agência nesta sexta-feira (8). Segundo o texto, na conversa Grossi pediu máxima contenção militar no entorno da usina nuclear, com as discussões centradas "na importância primordial de reduzir os ainda significativos riscos de segurança […]".
Grossi chegou a Sochi na última quarta-feira, para encontros com Putin e com uma delegação da estatal nuclear Rosatom, liderada por Aleksei Likhachev. Foi a segunda reunião de Grossi sobre o tema na Rússia. A primeira foi em outubro de 2022, em São Petersburgo.
Militares do agrupamento de tropas russo Tsentr (Centro) na cerimônia de premiação do pessoal, na direção de Krasny Liman da operação militar especial, foto publicada em 19 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Operação militar especial russa
Rússia intercepta 6 mísseis Storm Shadow, Ucrânia perde 105 efetivos na direção de Zaporozhie
Na conversa, Putin sublinhou que a Rússia está fazendo de tudo para fortalecer a segurança das instalações nucleares.

"Continuamos sendo um dos líderes indiscutíveis nessa área no mundo. Não apenas operamos, mas desenvolvemos ativamente a energia nuclear, consideramos que é uma forma de energia ecologicamente correta. Estamos fazendo de tudo para melhorar a segurança nas instalações nucleares", afirmou o presidente russo.

A central nuclear está localizada na cidade de Energodar, na região de Zaporozhie, território que passou a fazer parte da Rússia em setembro de 2022.
Com seis reatores de água pressurizada VVER-1000 e uma capacidade total de 6 mil megawatts, a usina é a maior da Europa. Os seis reatores estão desligados para minimizar o risco de exposição ao conflito armado em curso.
Em 30 de maio de 2023, Grossi formulou cinco princípios para garantir a segurança da usina nuclear: prevenir qualquer ataque contra as instalações da central ou o seu pessoal; não manter ali armas pesadas ou tropas que possam ser utilizadas para um ataque a partir da usina; não colocar em risco fontes externas de energia; proteger as estruturas, sistemas e componentes essenciais ao funcionamento seguro da central contra ataques ou atos de sabotagem; e evitar qualquer ação que possa prejudicar esses princípios.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала