- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Usina nuclear de Zaporozhie apresenta melhorias de segurança, diz chefe da AIEA

© Sputnik / Konstantin MikhailchevskyUsina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022
Usina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2023
Nos siga no
Houve alguma melhora na situação de segurança da usina nuclear de Zaporozhie, mas ela ainda é extremamente frágil, disse o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, à Sputnik.
Não há bombardeios contra a usina nuclear no momento, de acordo com o diretor-geral da AIEA.
"Nunca podemos ter certeza. Todo dia é um desafio para nós. Até agora, observamos algumas melhorias, mas a situação continua extremamente frágil em Zaporozhie [na usina nuclear de Zaporozhie]", disse Grossi quando perguntado se os cinco princípios de segurança nuclear da usina, que ele havia proposto anteriormente, estavam sendo cumpridos.
"Mas eu pondero minhas palavras. Isso pode acontecer a qualquer momento – esta é uma zona de guerra", acrescentou Grossi.
Grossi propôs anteriormente que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas endossasse cinco princípios para a segurança da usina nuclear de Zaporozhie: não permitir um ataque à usina ou a partir dela; não colocar nela armas pesadas e militares que possam ser usados para atacar a partir da usina; não colocar em risco o fornecimento de energia à usina; proteger todas as estruturas e sistemas que garantam a operação segura da usina; e não tomar nenhuma medida que prejudique esses princípios.
A usina nuclear de Zaporozhie é a maior planta nuclear da Europa, com seus seis reatores capazes de gerar até seis gigawatts de energia – o suficiente para abastecer mais de 1,8 milhão de lares europeus médios.
Ela está sob a proteção dos militares russos desde março passado. O Ministério das Relações Exteriores russo enfatizou que a medida era necessária para evitar vazamentos de materiais nucleares e radioativos.
Militares das Forças Armadas da Rússia são treinados como operadores de drones na área da operação militar especial, foto publicada em 22 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2023
Operação militar especial russa
Chefe da região de Zaporozhie: Kiev sabe as consequências se atacar a usina nuclear local
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала