- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: na ONU, Zelensky deve pressionar Lula para que Brasil assuma lado da Ucrânia no conflito

© AP Photo / John AngelilloSalão da Assembleia Geral das Nações Unidas ainda vazio, antes do início da 76ª sessão da Assembleia Geral, na sede da ONU, em Nova York, em 20 de setembro de 2021
Salão da Assembleia Geral das Nações Unidas ainda vazio, antes do início da 76ª sessão da Assembleia Geral, na sede da ONU, em Nova York, em 20 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2023
Nos siga no
Especiais
A Assembleia Geral das Nações Unidas começa nesta terça-feira (19), sob intensa expectativa do discurso inaugural do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que deve se sustentar em tópicos já evocados em cúpulas mundiais das últimas semanas.
Outro fato, no entanto, chama atenção: o primeiro encontro de Lula com o líder ucraniano, Vladimir Zelensky, marcado para a próxima quarta-feira (20), que vem sendo protelado por ambas as partes desde que o mandatário brasileiro assumiu o poder, há cerca de nove meses.
Para um dos especialistas ouvidos pela jornalista Melina Saad, da Sputnik Brasil, Zelensky deve pressionar o Brasil para que saia da postura de neutralidade e adote uma posição similar à de um mediador do lado ucraniano.
No entanto, Christopher Mendonça, especialista em política comparada e internacional e professor do Ibmec, não vê nenhuma chance de sucesso na futura empreitada do líder do regime da Ucrânia.

"O Brasil não é um país que tem uma tradição de se envolver em conflitos internacionais. A última vez que o Brasil se envolveu de forma efetiva foi na Guerra do Paraguai, quando o nosso governante era Dom Pedro II. E tivemos uma participação irrisória na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. E, depois de tantos anos, o Brasil volta a ser cotado como mediador. Eu diria que não há expectativas de que o Brasil faça essa mediação."

O representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, durante reunião do Conselho de Segurança da organização - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2023
Panorama internacional
Representante russo na ONU: Ucrânia não consegue atrair países neutros para sua 'fórmula de paz'
A expectativa para o discurso de abertura de Lula na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, é que o chefe de Estado brasileiro retome pautas já expostas em encontros internacionais anteriores (como os do G7, BRICS e G20), como combate à fome, cobrança de mais recursos de países ricos para a agenda verde e maior representatividade para o Sul Global nas organizações internacionais.
Segundo fontes do Itamaraty, o presidente Lula deve abordar os seguintes temas: novo modelo de governança global; combate à fome e às desigualdades; transição energética; defesa da democracia, da paz justa e duradoura no mundo; desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.
O professor de relações internacionais Carlo Cauti, do Ibmec, avalia que "o impacto efetivo das cobranças de Lula será zero por dois motivos: primeiro, porque não há interesse, e segundo, porque não há dinheiro".
Já Gustavo Macedo, professor de relações internacionais do Ibmec, elencou os diversos motivos pelos quais essas são pautas fundamentais para a política externa brasileira.

"Há um ponto muito importante: estamos na metade do caminho da realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], que é a chamada Agenda 2030, uma agenda que vai de 2015 a 2030. E os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são 17. E existe um entendimento da comunidade internacional de que estamos muito aquém daquilo que foi combinado pelos países em 2015. Apenas 50% desses objetivos estão caminhando para metas de realização. Só que, de modo geral, a agenda está tendo retrocessos no combate à fome, no combate à desigualdade de gênero, na promoção da educação, no combate à falta de saneamento básico e na inclusão digital", afirma Macedo.

O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (C), é fotografado antes de fazer um discurso durante a Cúpula do G77 + China no Palácio de Convenções em Havana, em 16 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2023
Notícias do Brasil
No G77, Lula critica sanções a Cuba e diz que ONU, Bretton Woods e OMC estão perdendo credibilidade
Segundo o professor, os atrasos se devem, em parte, às crises econômicas, à pandemia e, mais recentemente, ao conflito na Ucrânia.
"É um momento muito importante para os países reiterarem os compromissos que eles assumiram sete anos atrás, quando esses 17 objetivos foram estabelecidos. Então quando o Brasil se pronuncia na Assembleia Geral e volta a repetir aquelas prioridades que são tradicionais na política externa brasileira, aquilo ali reforça que o Brasil está se alinhando novamente com a agenda dos objetivos sustentáveis e que ele tende a ser um forte aliado nas questões de inclusão e de mudanças climáticas."
Estarão presentes em Nova York representantes de 194 países e observadores de diversas organizações internacionais.
Na agenda da viagem do presidente Lula também estão marcadas reuniões com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. O presidente do Brasil recebeu mais de 60 pedidos de reuniões bilaterais durante a assembleia.
A professora de relações internacionais do Ibmec Natalia Fingermann acredita que o tema do trabalho e da geração de emprego deve ser um dos principais assuntos entre Lula e Biden, junto com a questão das mudanças climáticas.

"Lula é um ex-metalúrgico, teve a maior importância para a formação dos sindicatos no Brasil, e esse é um tema relevante na história de vida dele. Mas também é um tema relevante nas suas gestões", destaca.

Sobre a questão climática, há uma expectativa de que o Brasil cobre dos países ricos uma ajuda aos Estados do chamado Sul Global, a fim de levar adiante a transição energética.
Mas, para o professor Carlo Cauti, as demandas de Lula não devem ter um impacto efetivo.

"A União Europeia está super endividada, não tem dinheiro e, muito menos, interesse em dar dinheiro de forma consistente ao Brasil para financiar qualquer tipo de atividade", argumenta o professor, afirmando que o alinhamento do Brasil à Rússia e à China não é visto com bons olhos pelos europeus nem pelos norte-americanos.

O Brasil, há muitos anos, tem pleiteado uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU, órgão que o país presidirá dentro de alguns meses.
Para Cauti, no entanto, o atual governo brasileiro tenta colocar em prática essa reforma do conselho "na marra", o que gera resistência entre os representantes de outros países.
Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante coletiva de imprensa conjunta com chanceler russo em Moscou, 12 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2023
Panorama internacional
Brasil precisa das Nações Unidas? BRICS é mais eficiente que Assembleia Geral da ONU, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала