- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Na Rússia, chefe da AIEA disse que teve 'consulta intensa' sobre uso seguro de tecnologias nucleares

© AFP 2023 / Yuri VoytkevichMilitares russos e um membro da delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) são vistos na linha de contato perto do rio Karachekrak, no território da região de Zaporozhie, que tem acesso à Rússia, 7 de fevereiro de 2024
Militares russos e um membro da delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) são vistos na linha de contato perto do rio Karachekrak, no território da região de Zaporozhie, que tem acesso à Rússia, 7 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Nos siga no
O diretor da agência de vigilância atômica da ONU chegou à Rússia para diálogos sobre segurança na usina nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa que está em risco em meio aos combates.
Nesta quarta-feira (6), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, manteve conversas extensas com representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa russos e com Aleksei Likhachev, chefe da estatal nuclear Rosatom.

"Foram consultas muito intensas e detalhadas que permitiram avaliar a situação na usina nuclear de Zaporozhie", afirmou Grossi a repórteres após reunião com Likhachev.

Os seis reatores da usina estão desligados há meses, mas ela ainda precisa de energia e de pessoal qualificado para operar sistemas de resfriamento cruciais e outros recursos de segurança.

"Durante as consultas, uma ampla gama de questões foi considerada, inclusive sobre áreas promissoras para o desenvolvimento da energia nuclear na Rússia e no mundo. O foco estava em questões relacionadas à garantia da segurança da usina nuclear de Zaporozhie. Aleksei Likhachev falou sobre medidas que estão sendo tomadas pelo lado russo para garantir a operação segura da usina nuclear e também abordou certos aspectos da interação com especialistas da AIEA na estação", disse a Rosatom em um comunicado após a reunião entre as autoridades.

O chefe da AIEA também afirmou aos repórteres que teria a oportunidade de discutir a usina nuclear com o presidente russo Vladimir Putin "em alguns minutos".
Sobre o encontro, Likhachev destacou que a conversa entre Grossi e Putin não será apenas sobre a segurança da usina, mas também sobre "que contribuição a Rússia como um todo dará para o desenvolvimento da energia nuclear no planeta", afirmou o chefe da Rosatom.
Construção da planta de energia nuclear Astravets, na região de Grodno, em Belarus - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Panorama internacional
Redução do uso de energia nuclear russa custaria bilhões de euros à UE, diz AIEA
A viagem de Grossi à Rússia está planejada há muito tempo. Ele pretendia originalmente ir para Moscou no mês passado, após uma viagem à Ucrânia, mas não aconteceu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала