- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov e AIEA advertem contra o perigo do urânio empobrecido recebido por Kiev

© Foto / Twitter / Ministério das Relações Exteriores da RússiaSergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia (à esquerda), cumprimenta Rafael Grossi, diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia (à esquerda), cumprimenta Rafael Grossi, diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Rússia e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica falaram negativamente sobre o urânio empobrecido e sobre a situação em torno da usina nuclear de Zaporozhie.
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, e Rafael Grossi, diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), alertaram em uma reunião em Nova York, EUA, sobre o impacto das munições de urânio empobrecido entregues à Ucrânia pelos países da OTAN.
"O efeito prejudicial duradouro do uso de munições de urânio empobrecido entregues ao regime ucraniano pelo Ocidente coletivo também foi destacado", apontou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
De acordo com a chancelaria, Lavrov e Grossi também discutiram a segurança da usina nuclear russa de Zaporozhie em meio aos ataques ucranianos.
Munições de urânio empobrecido, 12 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2023
Operação militar especial russa
Munições de urânio empobrecido não podem ser seguros por definição, diz especialista
"Foi confirmada a intenção da Rússia de continuar a cooperação com a AIEA para eliminar as ameaças criadas pelo regime ucraniano à operação normal da usina nuclear", disse o Ministério das Relações Exteriores.
Com seis reatores de água pressurizada VVER-1000 e uma capacidade total de 6.000 megawatts, a usina de Zaporozhie é a maior da Europa. Os reatores da usina nuclear estão desligados para minimizar o risco de ataques constantes da Ucrânia.
Em 25 de abril, o Reino Unido admitiu que havia fornecido munições de urânio empobrecido a Kiev. Além disso, Joe Biden, presidente dos EUA, anunciou na semana anterior que enviaria projéteis de urânio empobrecido para Zelensky como parte de uma rodada de ajuda militar de US$ 175 milhões (R$ 870,7 milhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала