- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Munições de urânio empobrecido não podem ser seguros por definição, diz especialista

© AFP 2023 / STAN HONDAMunições de urânio empobrecido, 12 de setembro de 2023
Munições de urânio empobrecido, 12 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2023
Nos siga no
As palavras do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, sobre a ausência de consequências radiológicas significativas do uso de munições de urânio empobrecido são, no mínimo, pouco profissionais, disse o especialista armênio em biossegurança Grigor Grigoryan à Sputnik.
Não há consequências radiológicas significativas do uso de munições de urânio empobrecido que os Estados Unidos decidiram fornecer à Ucrânia, disse anteriormente o diretor-geral da AIEA.
O uso de munições de urânio empobrecido não era um assunto novo — elas haviam sido usadas anteriormente durante a Guerra do Golfo (1990-1991), afirmou Rafael Grossi.

"[...] Em cada caso individual deve ser realizado um exame pericial, e não apenas um exame pericial de amostras de solo, água e alimentos. Estudos clínicos e médico-biológicos também devem ser realizados para verificar o conteúdo da patologia residual no organismo das pessoas que vivem no território onde essas munições foram usadas ou próximo a ele", rebateu o especialista em biossegurança Grigoryan.

"Nesse contexto, acredito que tal declaração é, no mínimo, não profissional, se não mesmo prematura", acrescentou o especialista.
Membro de uma equipa de radiologistas segura um projétil de urânio empobrecido, utilizado pela NATO durante os ataques aéreos à Bósnia, 14 de janeiro de 2001 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Operação militar especial russa
Se Exército de Kiev usar munições de urânio empobrecido, Ucrânia será 'terra morta', diz analista
Em 6 de setembro, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou um novo pacote de ajuda militar de US$ 175 milhões (cerca de R$ 870,7 milhões) para a Ucrânia que inclui munições de urânio empobrecido para tanques Abrams, bem como equipamento de defesa aérea e munições de artilharia de 155 mm.
Anteriormente, a Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. Qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia seria um alvo legítimo para a Rússia, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Os países da OTAN estavam "brincando com fogo" ao fornecer armas para a Ucrânia, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. O bombeamento de armas do Ocidente para a Ucrânia não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e teria um efeito negativo, de acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала