- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Se Exército de Kiev usar munições de urânio empobrecido, Ucrânia será 'terra morta', diz analista

© AP Photo / Hidajet DelicMembro de uma equipa de radiologistas segura um projétil de urânio empobrecido, utilizado pela NATO durante os ataques aéreos à Bósnia, 14 de janeiro de 2001
Membro de uma equipa de radiologistas segura um projétil de urânio empobrecido, utilizado pela NATO durante os ataques aéreos à Bósnia, 14 de janeiro de 2001 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Nos siga no
Apesar dos avisos de que as munições de urânio empobrecido são prejudiciais para a saúde humana, os Estados Unidos começaram a fornecer essas munições a Kiev. No Vietnã, a quarta geração já está sofrendo as consequências do uso do desfolhante agente laranja pelos EUA, e não há previsão de fim, disse o especialista militar Nguyen Minh Tam.
Apesar dos avisos de que as munições de urânio empobrecido são prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente, o Departamento de Defesa dos EUA anunciou um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia que inclui munições de urânio empobrecido. Essa decisão causou polêmica na comunidade internacional.
O uso de bombas, balas e outras munições contendo urânio empobrecido pode causar doenças graves, como câncer, distúrbios no feto que resultam em alterações irreversíveis, infertilidade e alterações funcionais nos órgãos internos, disse o especialista militar e ex-diretor do Centro de Documentação Científica do Vietnã, coronel Nguyen Minh Tam, à Sputnik.

"O urânio empobrecido é um subproduto da produção de combustível para alguns tipos de reatores nucleares e material para armas nucleares. Foi usado como material básico para a primeira bomba atômica, chamada 'menininho', que os Estados Unidos lançaram sobre a cidade japonesa de Hiroshima em 6 de agosto de 1945", de acordo com o especialista.

Os militares americanos usaram projéteis de urânio empobrecido na Operação Tempestade no Deserto para destruir veículos blindados iraquianos. Após a guerra, mais de 350.000 soldados americanos e aliados desenvolveram a Síndrome da Guerra do Golfo, que causou sérios danos à saúde deles, segundo ele.
Munições com urânio empobrecido que foram usadas durante bombardeios da OTAN na Iugoslávia nos anos 1990, imagem referencial - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Operação militar especial russa
Especialista refuta alegações dos EUA sobre 'segurança' das munições de urânio empobrecido
As munições de urânio empobrecido são uma das principais causas de danos à saúde das populações militares e civis, afirmou a revista Harvard International Review, publicada pela Universidade de Harvard dos EUA.
"Se o Exército ucraniano usar essa arma perigosa no campo de batalha, ele transformará seu próprio país em um grande território com grave contaminação radioativa, que não poderá voltar ao normal mesmo depois de centenas de anos. Pessoas e animais também se tornarão vítimas da exposição à radiação e morrerão lentamente. Esses lugares realmente se tornarão 'terras mortas'", disse Nguyen Minh Tam.
As munições de urânio empobrecido não foram proibidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) porque os EUA, o primeiro país do mundo a usar armas de urânio empobrecido, ocultaram muitos documentos importantes sobre os efeitos dessas armas sob a alegação de "sigilo militar". Devido à documentação insuficiente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências da ONU não conseguiram obter bases suficientes para apresentar uma resolução que proibiria o uso dessa arma perigosa, segundo ele.
E mesmo que surjam consequências graves na Ucrânia devido ao uso de munições de urânio empobrecido, os Estados Unidos estarão prontos para culpar Kiev, alegando que são apenas fornecedores de armas e que a decisão de usar essas armas pertence às autoridades ucranianas, acrescentou o coronel.
Na quarta-feira (6), o Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou um novo pacote de ajuda militar de US$ 175 milhões (cerca de R$ 870,7 milhões) para a Ucrânia que inclui munições de urânio empobrecido para tanques Abrams, bem como equipamento de defesa aérea e munições de artilharia de 155 mm.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала