- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Especialista refuta alegações dos EUA sobre 'segurança' das munições de urânio empobrecido

© AP Photo / Hidajet delicMunições com urânio empobrecido que foram usadas durante bombardeios da OTAN na Iugoslávia nos anos 1990, imagem referencial
Munições com urânio empobrecido que foram usadas durante bombardeios da OTAN na Iugoslávia nos anos 1990, imagem referencial - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Nos siga no
O governo dos Estados Unidos está agindo de forma tendenciosa e politizada quando afirma que munições de urânio empobrecido destinadas à Ucrânia são supostamente seguras, estando o "recheio" delas contaminado com plutônio e outros elementos radioativos muito perigosos, disse o editor-chefe do portal Atominfo.ru, Aleksandr Uvarov, à Sputnik.
Na quarta-feira (6), o Pentágono anunciou oficialmente a transferência de munições de urânio empobrecido à Ucrânia. Esses projéteis não são radioativos, afirmou o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, ao comentar esse fato.
"A declaração da Casa Branca de que não há perigo de radiação é um comunicado politizado e tendencioso", disse o editor-chefe do portal de informações sobre energia nuclear Atominfo.ru, Aleksandr Uvarov, à Sputnik.
Ele citou uma emergência ocorrida nos Estados Unidos no ano passado como explicação.
"Sabe-se que, em 2022, fragmentos de munições de urânio empobrecido M101 foram encontradas quatro vezes fora da zona 'suja' [zona de acesso restrito] na base militar americana Lewis-McChord. Como consequência, a radiação foi medida e a zona 'suja' foi expandida para incluir os locais onde os fragmentos foram encontrados. Vale ressaltar que a foto publicada na época mostrava um oficial militar americano com medo de pegar um fragmento de projétil sem proteção nas mãos", disse Aleksandr Uvarov.
Também não é de conhecimento geral que o urânio empobrecido usado nas munições de produção americana e britânica contém plutônio e outros elementos radioativos, os chamados elementos transurânicos, acrescentou o especialista.
Folheto com as bombas do B-52 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Operação militar especial russa
Munições de fragmentação dos EUA podem mudar cenário da contraofensiva ucraniana?
"A presença de traços de plutônio e elementos transurânicos no urânio empobrecido […] não preocupou ninguém até que essas munições foram usadas na Iugoslávia, e os especialistas da ONU [Organização das Nações Unidas], depois de coletarem as amostras necessárias, não prestaram atenção a isso. Depois disso, o fato de que essas munições estavam contaminadas com 'transurânicos' – plutônio e outros elementos – finalmente deixou de ser um segredo", de acordo com ele.
Anteriormente, a Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. Qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia seria um alvo legítimo para a Rússia, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Os países da OTAN estavam "brincando com fogo" ao fornecer armas para a Ucrânia, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. O bombeamento de armas do Ocidente para a Ucrânia não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e teria um efeito negativo, de acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Os EUA e a OTAN estão diretamente envolvidos no conflito na Ucrânia, "inclusive não apenas fornecendo armas, mas também treinando pessoal [...] no território do Reino Unido, Alemanha, Itália e em outros países", disse Lavrov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала