- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-presidente da Rússia: Japão está se militarizando ao lado dos EUA, esqueceu Hiroshima e Nagasaki

© Sputnik / Sergei KrasnoukhovDmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, participa das celebrações que marcam o Dia da Vitória Sobre o Japão Militarista e o Fim da Segunda Guerra Mundial no complexo memorial da Praça da Glória em Yuzhno-Sakhalinsk, região de Sakhalin, Rússia, 3 de setembro de 2023
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, participa das celebrações que marcam o Dia da Vitória Sobre o Japão Militarista e o Fim da Segunda Guerra Mundial no complexo memorial da Praça da Glória em Yuzhno-Sakhalinsk, região de Sakhalin, Rússia, 3 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2023
Nos siga no
Dmitry Medvedev falou, em uma cidade russa do Extremo Oriente, sobre a atual política do Japão, criticando suas autoridades por estarem "seguindo uma política de nova militarização do país".
O Japão está seguindo uma linha de nova militarização, se esquecendo da tragédia de 1945, disse Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, em declarações publicadas no domingo (3) no Telegram.

"É lamentável que as autoridades japonesas estejam seguindo uma política de nova militarização do país, elas se tornaram herdeiras daquele Japão que uma vez teve um fim inglório. Em sua adoração pelos Estados Unidos, elas se esqueceram há muito tempo da tragédia de centenas de milhares de concidadãos que arderam vivos em chamas nucleares e foram envenenados pela radiação por muitas gerações", disse no domingo (3) Medvedev.

Ele falava em Yuzhno-Sakhalinsk, no sul da ilha de Sacalina, Extremo Oriente da Rússia, por ocasião do Dia da Vitória Sobre o Japão Militarista e o Fim da Segunda Guerra Mundial, que é comemorado em 3 de setembro.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, fala à mídia após sua visita a Vientiane, Laos. - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Panorama internacional
Medvedev diz que Ucrânia pode desaparecer após conflito: 'Dividida entre Moscou e Estados europeus'
O alto responsável russo referiu que o Japão também está suspendendo as restrições, adotadas após a Segunda Guerra, "às chamadas Forças de Autodefesa e às operações militares no exterior".
"Vemos tentativas constantes de reescrever a história, justificar crimes de guerra, encobrir seus autores e, tal como em meados do século passado, dar apoio a mais um regime nazista, desta vez, infelizmente, na Ucrânia", apontou Medvedev.

Segundo Medvedev, "o Japão deve aprender as lições da história e reconhecer plenamente os resultados da Segunda Guerra Mundial, fazer todo o possível para evitar que o fogo de uma terceira guerra se acenda e abandonar seus planos militaristas em prol de seu próprio povo".

Na opinião de Dmitry Medvedev, ao bombardear as cidades japonesas, "os Estados Unidos só queriam demonstrar suas próprias ambições imperiais e força bruta".
"Os Estados Unidos da América estão prontos para agir agora da mesma forma, quando, pelas mãos de seus vassalos, estão travando guerras híbridas em todos os continentes do mundo, em particular na Ucrânia", disse Medvedev.
Em agosto de 1945, aviões estadunidenses lançaram bombas atômicas sobre as cidades chinesas de Hiroshima e Nagasaki. Como resultado da explosão atômica e das suas consequências, em Hiroshima morreram 140 mil pessoas (de uma população de 350 mil). Outras 74 mil pessoas em Nagasaki também se tornaram vítimas mortais do bombardeio nuclear. Os civis constituíam a maioria esmagadora dos mortos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала