- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Diretor da penitenciária de Mossoró é demitido 1 dia depois da captura dos fugitivos

© Foto / Ministério da Justiça e Segurança Pública / DivulgaçãoEntrada da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na região oeste do Rio Grande do Norte
Entrada da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na região oeste do Rio Grande do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Nos siga no
Um dia após a captura dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o diretor da unidade, Humberto Gleydson Fontinele Alencar, foi oficialmente demitido, nesta sexta-feira (5).
A medida, publicada no Diário Oficial da União, está datada de 25 de março e é aplicada 51 dias depois da fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, em 14 de fevereiro.
Eles foram presos com mais quatro pessoas em Marabá (PA). No local foram apreendidos um fuzil e celulares. Ao todo, 14 pessoas estão presas, acusadas de envolvimento no caso.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou em coletiva de imprensa logo após a captura que Mendonça e Nascimento foram financiados pela facção criminosa a que pertencem durante o período em que estiveram foragidos.
Lewandowski já havia afastado o diretor da unidade prisional desde o dia da fuga dos detentos. O ex-diretor da unidade de Catanduvas, no Paraná, Carlos Luis Vieira Pires, foi nomeado interventor na ocasião.
Essa foi a primeira fuga registrada no Sistema Penitenciário Federal desde sua criação, em 2006. Cerca de 300 agentes foram mobilizados nas buscas da dupla, entre oficiais da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e forças estaduais, além do alerta vermelho da Interpol. Também foram utilizados três helicópteros e drones.
Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram presos em setembro de 2023, por integrarem a facção criminosa Comando Vermelho - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Notícias do Brasil
Caso Mossoró: após 50 dias de buscas, PF recaptura os 2 fugitivos de penitenciária federal

Mossoró

Inaugurada em julho de 2009, a Penitenciária Federal de Mossoró fica a 277 km da capital, Natal. A unidade é projetada para receber até 208 presos, e o local é uma reprodução do modelo das unidades de segurança máxima norte-americanas, conhecidas como "Supermax", conforme descrição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além da penitenciária de Mossoró, existem outras quatro unidades prisionais federais no Brasil: em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). Todas são coordenadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que integra a pasta da Justiça e Segurança Pública.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала