- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Caso Mossoró: após 50 dias de buscas, PF recaptura os 2 fugitivos de penitenciária federal

© Foto / Reprodução / Redes sociaisRogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram presos em setembro de 2023, por integrarem a facção criminosa Comando Vermelho
Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram presos em setembro de 2023, por integrarem a facção criminosa Comando Vermelho - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Nos siga no
Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, foram presos em Marabá, no Pará. Eles escaparam no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga já registrada em um presídio federal.
A Polícia Federal (PF) informou nesta quinta-feira (4) que recapturou os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, após 50 dias de buscas. Segundo a PF, eles foram capturados por policiais federais na cidade de Marabá, no estado do Pará.
Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, escaparam no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga já registrada em um presídio federal. Desde então, foram realizadas buscas que mobilizaram cerca de 600 agentes da PF, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional e a Força Nacional Penal, além de policiais dos estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás. Na semana passada, a Força Nacional deixou as operações de busca, que ficaram ao encargo de policias federais e civis.
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, anuncia investimento em presídios federais, no Palácio da Justiça. Brasília (DF), 15 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2024
Notícias do Brasil
Medidas de segurança: Lewandowski anuncia construção de muralhas nos presídios federais
Rogério e Deibson são naturais do Acre e estavam presos desde setembro de 2023, por integrarem a facção criminosa Comando Vermelho. Para fugir da penitenciária, foram usadas ferramentas para abrir um buraco nas celas individuais dos presos. Falhas nos equipamentos de segurança, como o sistema de monitoramento, possibilitaram a fuga.
Responsável por gerir as cinco penitenciárias federais do Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou no dia seguinte à fuga um interventor para a unidade.
A Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que integra a pasta, determinou o afastamento preventivo dos chefes das divisões de inteligência, de segurança e administrativa da Penitenciária Federal de Mossoró. Durante as investigações, a PF prendeu oito pessoas suspeitas de auxiliar na fuga dos detentos.
No início de março, os fugitivos invadiram uma propriedade na zona rural de Baraúna (RN) e agrediram um agricultor que estava sozinho no local.
Inaugurada em julho de 2009, a Penitenciária Federal de Mossoró fica a 277 km da capital do Rio Grande do Norte, Natal. A unidade é projetada para receber até 208 presos, e o local é uma reprodução do modelo de unidades de segurança máxima norte-americanas, conhecidas como "Supermax", conforme descrição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала