- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Medidas de segurança: Lewandowski anuncia construção de muralhas nos presídios federais

© Tom Costa / Ministério da JustiçaRicardo Lewandowski, ministro da Justiça, anuncia investimento em presídios federais, no Palácio da Justiça. Brasília (DF), 15 de fevereiro de 2024
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, anuncia investimento em presídios federais, no Palácio da Justiça. Brasília (DF), 15 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2024
Nos siga no
Em pronunciamento feito no Palácio da Justiça, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou uma série de medidas para fortalecer a segurança em penitenciárias federais de segurança máxima, a partir do episódio da fuga de dois detentos da unidade de Mossoró (RN).
Modernização do sistema de videomonitoramento, aperfeiçoamento do sistema de acesso e reconhecimento facial, contratação de policiais penais e a construção de muralhas. Os investimentos estiveram na pauta de Lewandowski no anúncio feito na tarde desta quinta-feira (15).
As mudanças estão previstas, em sua maioria, para os cinco presídios de segurança máxima do Brasil. No caso da construção das muralhas, a ordem é que siga o exemplo do que foi feito no presídio do Distrito Federal.
O governo pretende viabilizar os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a construção das muralhas. No caso da Papuda, elas são construídas metros depois dos muros e contam com quatro torres de vigilância em torno do perímetro. O ministro não informou um prazo para o início das obras.

"Iremos fazer a modernização do sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais de segurança máxima. Também iremos aperfeiçoar o controle de acesso aos presídios federais, com sistema de reconhecimento facial de todos os que ingressarem na unidade, como presos, visitantes, administradores, advogados e autoridades", afirmou Lewandowski.

Já em relação à contratação de pessoal, o ministro afirmou que vai requisitar a nomeação de 80 policiais penais já aprovados em concurso público para reformar o sistema penitenciário federal. Segundo ele, parte do contingente será deslocado para a unidade de Mossoró.

"A fuga foi resultado de uma série de eventos fortuitos. Trata-se de um episódio localizado e que se deveu, em grande parte, ao fato de que há uma reforma no presídio de Mossoró, uma obra civil que deve ter contribuído para a fuga dos detentos. Os presídios federias são absolutamente seguros e todos podem continuar confiando no sistema", garantiu.

De acordo com Lewandowski, a grande preocupação do Ministério desde os primeiros momentos é com a recaptura dos dois fugitivos. Em relação a isso, ele citou as medidas que foram rapidamente tomadas após a fuga e explicou que há cerca de 300 agentes mobilizados na ação de encontrar a dupla, entre oficiais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e forças estaduais, além do alerta vermelho da Interpol. Também há três helicópteros e drones atuando na busca.
Fachada da Penitenciária de Segurança Máxima de Mossoró, que está em obras, no Rio Grande do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2024
Notícias do Brasil
Crise penitenciária: governo anuncia interventor para unidade federal no Rio Grande do Norte
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала