- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Fuga de presídio federal: governo afasta 3 chefes da unidade em Mossoró; fugitivos seguem foragidos

© Foto / SNPP / Governo FederalPresídio de segurança máxima de Mossoró
Presídio de segurança máxima de Mossoró - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Nos siga no
A Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou o afastamento preventivo dos chefes das divisões de inteligência, de segurança e administrativa da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
As medidas se seguem à primeira fuga da história do Sistema Penitenciário Federal (SPF) brasileiro, na última quarta-feira (14), na unidade de segurança máxima de Mossoró, de onde os detentos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam e seguem foragidos.
Os nomes dos servidores afastados não foram confirmados, mas a nota da secretaria informa que os três continuam trabalhando como agentes federais de execução penal, embora sem possibilidade de assumir cargos de chefia durante a apuração.
Entrada da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na região oeste do Rio Grande do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Notícias do Brasil
PF busca primeiros fugitivos da história do Sistema Penitenciário Federal brasileiro
Também nesta quarta-feira, a Senappen determinou que as diretorias das cinco penitenciárias federais em funcionamento no Brasil reforcem a vigilância nas unidades, com revistas diárias em celas, pátios e outros espaços, além do reforço de policiais penais e outras medidas estruturais como melhoria do sistema de videomonitoramento.
Além da penitenciária de Mossoró, existem outras quatro unidades prisionais federais no Brasil: em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).
Responsável por gerir as cinco penitenciárias federais do Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública tornou o ex-diretor da unidade de Catanduvas, no Paraná, Carlos Luis Vieira Pires interventor do presídio. As duas fugas foram a primeira prova de fogo do ministro Ricardo Lewandowski, que assumiu a pasta há menos de um mês.
Cerca de 600 agentes de segurança participam das buscas aos fugitivos, entre oficiais da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e de forças estaduais, além do alerta vermelho da Interpol. Também há três helicópteros e drones atuando na busca.

Penitenciária Federal de Mossoró

Inaugurada em julho de 2009, a Penitenciária Federal de Mossoró fica a 277 km da capital, Natal. A unidade é projetada para receber até 208 presos, e o local é uma reprodução do modelo de unidades de segurança máxima norte-americanas, conhecidas como "Supermax", conforme descrição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала