- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataque israelense ao consulado do Irã na Síria: que consequências podem surgir no horizonte?

© AP Photo / Omar SanadikiPrédio fica destruído após ataque das Forças de Defesa de Israel em Damasco. Síria, 20 de janeiro de 2024
Prédio fica destruído após ataque das Forças de Defesa de Israel em Damasco. Síria, 20 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
O presidente iraniano Ebrahim Raisi classificou anteriormente o ataque como um "crime injusto" cometido pelo Estado judeu, advertindo que tal ação "não ficará sem resposta". A Rússia, por sua vez, condenou o ataque aéreo como "completamente inaceitável".
Há pelo menos três fatores principais que provam que o ataque aéreo de Israel a uma missão consular iraniana na Síria, na segunda-feira (1º), é uma violação flagrante do direito internacional, disse o ex-subsecretário-geral da ONU e ex-vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ordzhonikidze, à Sputnik.
Em primeiro lugar, "é um ataque no território de um Estado vizinho, com o qual, aliás, Israel não está em guerra, por isso pode ser considerada uma ação agressiva do Estado judeu", disse Ordzhonikidze.
Em segundo lugar, acrescentou, "Israel lançou o ataque a um edifício que está sob imunidade diplomática e consular".
Por último, mas não menos importante, "Tel Aviv eliminou um general que servia como funcionário do governo, o que significa que o Estado judeu realmente conduziu um ato terrorista", segundo o ex-vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia.
Broken Chair, escultura do artista suíço Daniel Berset, que fica na Praça das Nações, em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, capital da Suíça, em 16 de julho de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Panorama internacional
Ministro do Irã diz que 'os EUA devem prestar contas' pelo ataque de Israel à embaixada iraniana
"Israel atacou essencialmente dois países, a Síria e o Irã, com este único ataque. Isso está repleto de perigo no sentido de que se tornará um bumerangue e poderá eventualmente se transformar em uma bola de neve, em um grande confronto", alertou Ordzhonikidze.
Quando questionado sobre a razão pela qual pensa que Israel realiza tais ações, Ordzhonikidze argumentou que Tel Aviv tem a certeza de que permanecerá impune, ou seja, está confiante na sua impunidade.
"Acredito que esta é a autoconfiança de um poder que não tem motivos sérios. Eles não deveriam pensar assim. Afinal, as suas propriedades e os seus cidadãos poderiam ser atacados, não apenas em Israel, mas também em terceiros países [como um resultado de uma possível retaliação]", observou o ex-subsecretário-geral da ONU.
Insistindo na razão pela qual os países ocidentais ainda não sancionaram Tel Aviv pelo ataque, Ordzhonikidze sugeriu que o Ocidente está atualmente tentando "formular" a sua posição e que a reação nula poderia ser irrelevante e poderia significar "o mais flagrante encobrimento de ações agressivas".
No geral, o Ocidente coletivo costumava fechar os olhos a toda e qualquer ação de Israel porque "a Europa Ocidental não tem uma política externa independente" e "eles se alinham em sincronia com o comando de Washington", de acordo com o diplomata russo.
Moradores e forças de segurança se reúnem em frente a prédio destruído em um ataque israelense em Damasco, Síria, 20 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
Panorama internacional
Israel realiza ataque aéreo contra prédio em Damasco e atinge 4 oficiais iranianos, diz IRGC (VÍDEO)
Na noite de segunda-feira, o Ministério da Defesa sírio relatou um ataque aéreo da Força Aérea israelense ao Consulado-Geral do Irã em Damasco, que matou pelo menos 11 pessoas. O número de mortos inclui sete oficiais do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) do Irã, entre eles o general Mohammad Reza Zahedi, comandante da Força Quds do IRGC na Síria e no Líbano, e o seu subcomandante, Mohammad Hadi Hajizadeh.
O presidente iraniano Ebrahim Raisi advertiu que "o regime sionista [Israel] deve ter em mente que não será capaz de alcançar os seus objetivos sinistros com medidas tão desumanas" e que Teerã responderá na mesma moeda.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que Moscou condena "fortemente" o ataque à missão consular iraniana na Síria, o que é absolutamente "inaceitável".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала