Coreia do Norte planeja lançar mais satélites de reconhecimento: fizemos 'progressos significativos'

© Foto / Agência Central de Notícias CoreanaImagem tirada da câmera a bordo do foguete norte-coreano realizando teste de satélite
Imagem tirada da câmera a bordo do foguete norte-coreano realizando teste de satélite - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Nos siga no
A Coreia do Norte está desenvolvendo mais tecnologias espaciais e planeja lançar vários satélites de reconhecimento neste ano, disse o vice-chefe da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial, Pak Kyong-su.
A Coreia do Norte lançou o seu programa espacial na década de 1970 e iniciou a construção do seu primeiro espaçoporto na década de 1980.
O funcionário da agência espacial acrescentou que a indústria aeroespacial é crucial para a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) em termos de posição geopolítica e desenvolvimento econômico. Pyongyang planeja utilizar satélites na agricultura e na prevenção de desastres, bem como para fins militares, ao vigiar as atividades dos adversários da Coreia do Norte, que incluem os EUA, Japão e Coreia do Sul.

"O lançamento bem-sucedido do satélite de reconhecimento Malligyong-1 no ano passado trouxe progressos substanciais nas capacidades de defesa nacional e vários lançamentos são esperados também para este ano", disse ele.

O satélite de reconhecimento Malligyong-1 foi lançado em novembro de 2023 e enviou fotos da Casa Branca, do Pentágono e de outros objetos militares dos EUA como parte de um teste.
Bandeira da Coreia do Norte é vista na embaixada do país em Kuala Lumpur, na Malásia  - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Panorama internacional
Coreia do Norte planeja lançar mais 3 satélites de reconhecimento militar em 2024
No início de setembro de 2023, o líder norte-coreano Kim Jong-un foi calorosamente recebido por Vladimir Putin no Cosmódromo de Vostochny — um espaçoporto russo no Extremo Oriente. Kim elogiou o papel da Rússia na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de exploração espacial e mostrou interesse nas tecnologias de ponta da Rússia.
"A glória da Rússia como país dos primeiros conquistadores do espaço nunca desaparecerá", escreveu ele no livro para visitantes de honra.
Quando jornalistas perguntaram a Putin se a Rússia ajudaria a Coreia do Norte com tecnologias de satélite, o presidente russo respondeu que a cooperação espacial era a razão pela qual ele e o seu homólogo tinham ido ao Cosmódromo de Vostochny.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала