- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialistas: escalada proposta por Macron na Ucrânia pode se desdobrar em 'aniquilação nuclear'

CC0 / Midjourney AI / Imagem elaborada por inteligência artificial, utilizando o Midjourney AI v5, sobre como seria o cenário a partir das consequências de uma catástrofe nuclear global
Imagem elaborada por inteligência artificial, utilizando o Midjourney AI v5, sobre como seria o cenário a partir das consequências de uma catástrofe nuclear global - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2024
Nos siga no
O presidente francês Emmanuel Macron aumentou drasticamente os riscos da intervenção ocidental na guerra por procuração na Ucrânia. Um grupo de ex-profissionais de inteligência diz que ele está arriscando o mundo como o conhecemos.
O meio de comunicação independente Consortium News publicou nesta semana um memorando do grupo Veteran Intelligence Professionals for Sanity alertando sobre as consequências da crescente belicosidade do presidente francês Emmanuel Macron em relação à Rússia.
"A França está supostamente se preparando para enviar uma força de cerca de 2.000 soldados — aproximadamente uma brigada reforçada construída em torno de um batalhão blindado e dois batalhões mecanizados, com tropas de apoio logístico, de engenharia e de artilharia anexadas — para a Ucrânia em algum momento em um futuro não tão distante", diz o artigo. "Isso seria introduzir tropas de combate de um país da OTAN em um teatro de guerra, tornando-as 'alvos legais' ao abrigo do Direito da Guerra."
"A Europa precisa compreender que a França está conduzindo-a por um caminho de autodestruição inevitável", concluíram os autores. "O povo norte-americano precisa compreender que a Europa os está levando à beira da aniquilação nuclear."
O ex-analista de segurança dos EUA, David Oualaalou, falou à Sputnik na quarta-feira (27) e discutiu o memorando preocupante e a perigosa descida de Macron à loucura.
Prédio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2024
Moscou: atividade da OTAN no Leste Europeu sugere preparação para possível confronto com a Rússia
"Enviar 2.000 soldados não é nada", disse o autor e consultor geopolítico. "O que eles vão fazer? A Rússia pode eliminá-los em um instante."
"A França está dizendo tudo isso porque queria mostrar que 'ainda somos importantes depois de termos sido expulsos de África'", acrescentou Oualaalou — a potência europeia foi recentemente expulsa pelo Níger, Burkina Faso e outras antigas colônias. "No caso da Ucrânia, é um jogo completamente diferente e a Rússia não vai tolerar isso."
O analista observou que Macron recebeu resistência em relação ao plano dentro do seu governo e em toda a Europa.
"Para nós, nos EUA, não creio que a administração Biden esteja interessada nisso", acrescentou, "porque todos sabemos o que isso significa, dado o que fizemos há poucos dias ao pilotar os nossos bombardeiros perto da fronteira da Rússia – bombardeiros nucleares, o B-1B – perto da fronteira russa."
Uma cena dramática se desenrolou no mar de Barents na terça-feira, enquanto um caça russo MiG-31 escoltava os bombardeiros para longe da fronteira do país. O Ministério da Defesa russo divulgou um comunicado confirmando a sua resposta ao ato incendiário.
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky (em foco), e o presidente da França, Emmanuel Macron, discursam à mídia durante coletiva de imprensa no palácio presidencial do Eliseu, em Paris, em 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Panorama internacional
Jogo duplo: França pede 'rapidez' em armas para Ucrânia e lidera restrições às importações de Kiev
"Para mim, pessoalmente, não parece nada mais do que especificamente uma provocação", disse Oualaalou sobre o evento. "Por que estamos provocando os russos, visto que já temos tensões com a Rússia? Por que estamos agravando esta situação ao ponto de enviar um bombardeiro para perto da fronteira com a Rússia? E não [qualquer] tipo, esse é o B-1 [...] esses são os principais."
"Por que estamos fazendo isso?", perguntou ele. "Em algum momento, os russos dirão: 'Bem, já chega, basta'."
Oualaalou viu a ameaça de intervenção de Macron no conflito de Donbass sob uma luz semelhante.
"Se isto avançar, não será um bom presságio para os soldados franceses", alertou. "E isso só vai adicionar mais combustível [...] ao fogo."
Ao que parece, o público francês também rejeitaria a medida de escalada proposta por Macron. Uma sondagem recente revelou que 68% dos franceses acreditam que os seus comentários sobre o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia estavam "errados".
Não seria a primeira vez que o presidente francês desafiaria a opinião pública. Grandes protestos de rua têm sido comuns depois que o antigo banqueiro subiu ao poder em 2017, com os cidadãos rejeitando o aumento da idade da aposentadoria e os ataques aos direitos trabalhistas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала