- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Macron 'não tem poder' para pressionar Lula sobre sua posição no conflito em Kiev, diz especialista

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo StuckertPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, na Expo Dubai, 2 de dezembro de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, na Expo Dubai, 2 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Nos siga no
A visita ao Brasil do presidente francês Emmanuel Macron procurou convencer o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a se aproximar da posição francesa contra a Rússia. O que, por sua vez, parece estar falhando.
É o que explicaram à Sputnik os analistas Marcio Olímpio e Carlos Pereyra Mele. Contudo, a política externa de Lula poderá destruir as intenções do francês.
Embora a agenda oficial tivesse a Amazônia e o reconhecimento dos povos indígenas da região como um de seus pontos mais marcantes, a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil esconde, segundo analistas, um objetivo, principalmente, geopolítico: tentar aproximar o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, da postura mais dura da Europa contra a Rússia -- algo que está fadado a derrota.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, durante palestra no 26º Congresso Internacional de Direito Constitucional, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Brasília (DF), 19 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Panorama internacional
Antes de Macron falar, Haddad defende pacto Mercosul-UE, rechaçado pelo presidente francês
No entanto, uma parte importante da agenda entre os dois líderes pode permanecer longe das lentes fotográficas: a relacionada com o conflito na Ucrânia e a posição em relação à Rússia, um campo em que Macron tem sido particularmente duro nas últimas semanas.

"Macron vai de alguma forma tentar aproximar Lula da questão da Ucrânia, buscando alguns pontos comuns entre os dois países, embora eles tenham posições muito distantes sobre o assunto", disse o cientista político brasileiro Marcio Olímpio à Sputnik.

O analista sustentou que o presidente francês está levando a cabo uma "estratégia" para tentar colocar a questão da Ucrânia na vanguarda, tanto dentro de França como em áreas como o G20.
Carlos Pereyra Mele, analista político e diretor da revista Dossier Geopolític, disse à Sputnik que, além do "canto da sereia das políticas ambientais" está a necessidade da França de encontrar um aliado em termos geopolíticos.

"Macron vai tentar influenciar o Brasil a deixar de apoiar os seus parceiros do BRICS e vai tentar fazer com que o Brasil sancione economicamente a Rússia", alertou o especialista.

No entanto, é possível que as intenções de Macron não se concretizem durante esta viagem e o presidente brasileiro não cumpra a sua posição sobre a Ucrânia.
O presidente francês, Emmanuel Macron, durante participação no 8° Fórum Econômico Brasil-França, a Transição para Economia Verde, em São Paulo (SP), em 27 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Panorama internacional
Em São Paulo, Macron evita falar sobre conflito na Ucrânia e volta a criticar acordo Mercosul-UE
Para Olímpio, os esforços de Macron colidem com a posição de Lula, que não só evitará ceder a uma postura belicista como também tentará, segundo o analista, lembrar ao presidente francês a "responsabilidade sistémica" do seu país como potência nuclear.

"O Brasil espera que a França não contribua para o aumento das tensões da OTAN em relação à Rússia", disse o especialista.

Pereyra Mele destacou que a política externa desenvolvida por Lula no seu terceiro governo está estritamente enquadrada no seu apoio ao BRICS e na promoção do Sul Global, procurando ter voz própria em áreas como África ou Médio Oriente.

"Macron não tem poder para pressionar Lula. Pelo contrário, é a França que deveria se preocupar porque precisa continuar mantendo, não importa o que aconteça, os acordos assinados com o governo anterior de Lula [2003-2011] sobre armas, especialmente depois do tapa que a Austrália concedeu em 2021 com os contratos para o fornecimento de submarinos nucleares", disse ele.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала