- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

BRICS e IBGE: Brasil busca cooperação internacional para aprimorar estatísticas (VÍDEO)

© AP Photo / Gianluigi GuerciaLula, Xi Jinping, Cyril Ramaphosa, Narendra Modi, e Sergei Lavrov posam para uma foto do grupo BRICS durante a Cúpula do BRICS de 2023, no Centro de Convenções de Sandton em Joanesburgo. África do Sul, 23 de agosto de 2023
Lula, Xi Jinping, Cyril Ramaphosa, Narendra Modi, e Sergei Lavrov posam para uma foto do grupo BRICS durante a Cúpula do BRICS de 2023, no Centro de Convenções de Sandton em Joanesburgo. África do Sul, 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2024
Nos siga no
Especiais
Em entrevista exclusiva com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, foram discutidos os avanços e desafios da cooperação internacional, especialmente no contexto dos países que compõem o BRICS ampliado, além de questões cruciais relacionadas à soberania nacional dos dados e à desigualdade social.
No diálogo, que ocorreu na Casa G20, localizada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, o presidente do IBGE destacou a importância de estreitar laços com institutos de estatística de países como Rússia, China e África do Sul, ressaltando o papel fundamental dessas parcerias para uma compreensão mais abrangente da realidade econômica e social global.

"Nossas atenções estão mais voltadas para o trabalho efetivo com os institutos nacionais de estatística desses países. [...] A experiência que aqui está sendo desenvolvida no âmbito do G20 possa oferecer subsídios melhores, inclusive, para que, então, a partir do ano que vem, tenhamos uma congregação e uma cooperação técnica mais avançada no âmbito dos BRICS", detalhou à Sputnik Brasil.

Vladimir Putin discursa na Cúpula do BRICS, em 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Panorama internacional
Putin defende maior colaboração entre a União Econômica Eurasiática e o BRICS
Um dos pontos centrais da discussão foi a iniciativa da China em pesquisas econômicas avançadas, especialmente na identificação do valor agregado em atividades digitais, como o comércio online e o trabalho nas redes sociais.
Segundo o presidente da instituição brasileira, esta pesquisa, em andamento na China, busca preencher lacunas na contabilidade nacional tradicional, que muitas vezes subestima o verdadeiro impacto da economia digital no Produto Interno Bruto (PIB).

Preocupação crescente

No que diz respeito à soberania nacional dos dados, o presidente do IBGE expressou preocupação com a crescente captura de informações pessoais por corporações transnacionais, que não apenas compromete a privacidade dos cidadãos, mas também limita o acesso do governo a dados essenciais para a formulação de políticas públicas e tomadas de decisão.

"Essa questão da soberania das informações, quando a esfera pública, de certa maneira, vai perdendo importância diante dessa nova espera privada de coordenação e domínio das informações da era digital", pontuou.

No contexto das próximas divulgações do IBGE, o líder da instituição destacou o lançamento de um índice sobre desigualdade social no âmbito do G20, marcado para o próximo dia 9 de abril. Este índice, segundo explicou, é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), busca destacar as disparidades sociais entre os países mais ricos do mundo, oferecendo insights valiosos para enfrentar esse desafio global.
Bandeiras dos países-membros do BRICS durante a 15ª cúpula do BRICS, em Joanesburgo, na África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2024
Panorama internacional
Cooperação BRICS-Iêmen visa enfraquecer o mundo unipolar, afirma oficial houthi

Cooperação entre países do G20

Mais cedo, durante coletiva realizada, Pochmann explicou a metodologia do instituto e destacou os índices dos dados que serão divulgados no G20 pela instituição brasileira.

"Nós gostaríamos de ter uma oportunidade, então, de trabalhar no âmbito dos países, principalmente das instituições nacionais e estatísticas, que têm um papel muito importante de ajudar, inclusive, na governança global", disse Pochmann.

O presidente do IBGE também falou a respeito do uso de dados oficiais como soberania nacional, afirmando ser "um ponto muito relevante porque as estatísticas nacionais têm um caráter de soberania, de quem toma decisão".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала