- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Níger anuncia rompimento imediato de acordo militar com os EUA, diz mídia

© AFP 2023Os líderes do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP) do Níger, coronel Ibro Bachirou Amadou (C), coronel Amadou Djibo (L) e artista do exército do Níger, Maman Sani Maigochi no estádio General Seyni Kountche, em Niamey, em 26 de agosto de 2023
Os líderes do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP) do Níger, coronel Ibro Bachirou Amadou (C), coronel Amadou Djibo (L) e artista do exército do Níger, Maman Sani Maigochi no estádio General Seyni Kountche, em Niamey, em 26 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2024
Nos siga no
A decisão anunciada neste sábado (16) define que não há mais condições de permanência de funcionários do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em solos nigerianos.

"A junta governante do Níger revogou o acordo militar com os Estados Unidos que permite que as forças americanas e o pessoal civil do Departamento de Defesa permaneçam em território nigerino. A decisão entra em vigor imediatamente", informou o grupo.

Havia cerca de 1,1 mil soldados dos EUA no Níger distribuídos em duas bases instaladas no país, segundo estimativas do ano passado. Uma delas mantém drones e é conhecida como Base Aérea 201. Construída perto da cidade de Agadez, a unidade militar custou mais de US$ 100 milhões (R$ 499,6 milhões).
Na decisão, segundo informações veiculadas pela agência de notícias Reuters, a motivação "decorre de uma visita de autoridades dos EUA nesta semana, liderada pela secretária adjunta de Estado para Assuntos Africanos, Molly Phee, e que incluiu o general Michael Langley, comandante do Comando dos EUA para África".
Ponto do ataque ucraniano a Belgorod, na Rússia, feito em 30 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2024
Panorama internacional
Kiev aumenta ataques contra a Rússia em meio às eleições; perdas ucranianas chegam a 70%
A agência afirmou que o porta-voz da junta, coronel Abdramane, falando pela televisão no país da África Ocidental, afirmou que a delegação dos EUA não seguiu o protocolo diplomático e que o Níger não foi informado sobre a composição da delegação, a data da sua chegada ou a agenda.
"O Níger lamenta a intenção da delegação americana de negar ao povo soberano do Níger o direito de escolher os seus parceiros e tipos de parcerias capazes de realmente ajudá-los a lutar contra o terrorismo", disse Abdramane.
Durante a entrevista, ele acrescentou que as discussões da comitiva dos EUA giraram em torno da atual transição militar no Níger e da cooperação militar entre os dois países.
A junta do Níger assumiu o poder em julho do ano passado, e expulsou as forças francesas e europeias que estavam no país, rompendo, assim, com a relação de subordinação em relação à França.
Carolina Bernardes Machado, observadora internacional das eleições presidenciais russas - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2024
Panorama internacional
Observadora brasileira demonstra processo eleitoral na Rússia: 'É fantástico' (VÍDEO)
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала