- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: EUA sentem que 'ganharam' a Europa na Guerra Fria e agora colhem os louros da vitória

© AFP 2023 / Gints IvuskansO logotipo da OTAN é visto em um uniforme durante o exercício militar anual da OTAN Winter Shield 2021 em Adazi, Letônia, 29 de novembro de 2021
O logotipo da OTAN é visto em um uniforme durante o exercício militar anual da OTAN Winter Shield 2021 em Adazi, Letônia, 29 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Nos siga no
Nas últimas semanas, o presidente francês Emmanuel Macron ameaçou enviar tropas para a região de Odessa, na Ucrânia, representando uma grande escalada no conflito e, se for seguida, uma declaração de guerra contra a Rússia. A declaração surge em um momento em que a Rússia obtém ganhos consistentes no campo de batalha.
Os EUA sentem que "ganharam" a Europa na Guerra Fria, disse o comentarista político e pesquisador sênior do Instituto de Política Global, George Szamuely, à Sputnik na quarta-feira (20).
Ao discutir a situação na Ucrânia, Szamuely disse que os EUA viam a preparação para o conflito na Ucrânia como uma situação "ganha-ganha", dizendo que o esforço para incluir a Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) teria cercado a Rússia se Moscou não respondesse ou teria proporcionado a oportunidade de prejudicar militar e economicamente a Rússia, caso o fizessem.
"Para os Estados Unidos, [o conflito na Ucrânia] cumpre os objetivos que estabeleceram para si próprios no final da Guerra Fria: 'Ei, ganhamos a Guerra Fria, queremos as nossas vitórias. E os nossos ganhos são conquistar todo o continente europeu dentro da nossa aliança militar.'"
Szamuely observou que o objetivo dos EUA de infligir danos econômicos à Rússia "não funcionou muito bem", descrevendo a política como "muito cínica" e "sanguinária".
"No que diz respeito aos Estados Unidos e à OTAN, foi uma situação vantajosa para eles. Ou empurram a Rússia cada vez mais contra o muro, puxando a Ucrânia para a OTAN", que cercaria a Rússia, transformando-a em uma "potência menor no mundo essencialmente", ou "a Rússia é forçada a intervir e tentar evitar que isso aconteça, caso em que a Rússia teria uma guerra difícil nas mãos [...] o que separaria a Rússia da Europa."
Entretanto, Szamuely disse que as ameaças de Macron tinham como objetivo estabelecer uma linha vermelha na Ucrânia para dividi-la "com vista a continuar a guerra em uma data posterior", acrescentando que é óbvio que Macron está "perseguindo uma agenda impulsionada pelos EUA" e isso está "prejudicando claramente a Europa".
A decisão de aceitar a Suécia e a Finlândia na OTAN foi também um ataque geopolítico à Rússia, admitiu Szamuely, apesar de lhes faltar "muitos militares dignos de nota", eles servirão de base para a infraestrutura de inteligência dos EUA.
Um tanque Leopard 2A4 chega durante o exercício militar DRAGON-24 da OTAN em Korzeniewo, norte da Polônia, 4 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Operação militar especial russa
UE enfrenta déficit de € 56 bilhões nas despesas da OTAN, quase a mesma quantia usada na Ucrânia
Quando questionado sobre líderes europeus como o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán e o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, que se distanciaram da posição dos EUA/OTAN sobre a Ucrânia e a Rússia, Szamuely argumentou que a União Europeia (UE) gostaria de se livrar deles.
"A UE e os EUA investiram muito nas eleições de há alguns anos que falharam [...]. Eles tinham um embaixador dos EUA, David Pressman, ameaçando abertamente Orbán", lembrou Szamuely. "Você nunca pode descartar [isso]. Eles têm todo tipo de coisas à sua disposição e se realmente quiserem se livrar de um líder que consideram preocupante, provavelmente encontrariam alguma maneira dissimulada de fazê-lo", alertou.
"A UE [e os EUA] vão ter de tomar esta decisão [...]. Orbán normalmente fica isolado quando têm estes votos [...], mas se nas próximas eleições parlamentares da UE, os vários partidos populistas — a Alternativa para a Alemanha na Alemanha, o Reagrupamento Nacional na França — então poderão decidir que Orbán está realmente se tornando um problema para [eles]."
Szamuely observou que "[Robert] Fico está agora sob ataque" da UE e que são semelhantes aos que Orbán enfrentou. "A UE está pensando em tomar medidas contra Fico que sejam as mesmas questões de 'Estado de Direito' [que foram usadas contra a Hungria] na Eslováquia", explicou Szamuely. "É incrível como a UE inventa subitamente este Estado de Direito quando alguém critica a política da UE."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала