- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Divisão sobre ajuda à Ucrânia provoca ruptura tcheco-eslovaca 'sem precedentes', diz mídia

© AFP 2023 / Michal Cizek O primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Fiala (fundo), e seu homólogo da Eslováquia, Robert Fico, examinam uma guarda de honra durante uma cerimônia de boas-vindas em Praga, República Tcheca, 24 de novembro de 2023
O primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Fiala (fundo), e seu homólogo da Eslováquia, Robert Fico, examinam uma guarda de honra durante uma cerimônia de boas-vindas em Praga, República Tcheca, 24 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Nos siga no
Robert Fico chegou ao seu quarto mandato como premiê na Eslováquia em 2023, em uma onda de descontentamento com o apoio da UE à Ucrânia no conflito por procuração da OTAN contra a Rússia. Assim como o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, Fico tem sido contra o envio de armas para Kiev e apelou à manutenção de boas relações com a Rússia.
O desejo cada vez menor de continuar a apoiar o governo de Kiev está se tornando cada vez mais um fator de ruptura nas relações entre Estados, governos e políticos.
As divergências sobre um maior apoio à Ucrânia causaram uma "ruptura sem precedentes" entre os governos tcheco e eslovaco, sublinhou o The Washington Post.
Embora os dois países, que surgiram após a bifurcação da Tchecoslováquia, tenham mantido relações calorosas até agora, o mês passado testemunhou uma divisão crescente entre eles, destacou a publicação.
O governo em Praga, liderado pelo primeiro-ministro Petr Fiala, é fervorosamente pró-Kiev, enquanto o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, tem sido inflexivelmente contra o envio de armas para a Ucrânia, a potencial adesão de Kiev à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e as sanções à Rússia.
Nunca houve um "confronto retórico aberto" entre os dois governos até o conflito por procuração da Organização do Tratado do Atlântico Norte contra a Rússia na Ucrânia, de acordo com a mídia.
Robert Fico, el primer ministro de Eslovaquia - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
Panorama internacional
Eslováquia promete bloquear adesão da Ucrânia à OTAN para evitar 3ª Guerra Mundial
Praga, que tem sido excessivamente zelosa na sua ânsia de fornecer munições à Ucrânia, optou por um desprezo sem precedentes no início de março. Suspendeu as consultas intergovernamentais com Bratislava na sequência de uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores eslovaco Juraj Blanar e o seu homólogo russo Sergei Lavrov.
Fiala observou na ocasião que "é impossível esconder o fato de que existem diferenças de opinião significativas sobre algumas questões importantes de política externa".
Em resposta, Robert Fico se dirigiu abertamente a Fiala em um vídeo publicado nas redes sociais, em que alertou Praga contra colocar as relações entre a Eslováquia e a República Tcheca "em perigo".
"Notamos que o governo tcheco decidiu colocá-los em risco porque tem interesse em apoiar a guerra na Ucrânia, enquanto o governo eslovaco fala de paz. A sua decisão não afetará a nossa política soberana", disse o primeiro-ministro eslovaco.
O governo liderado pelo partido Smer de Robert Fico, eleito nas eleições gerais de setembro de 2023, reverteu a posição do país sobre a crise da Ucrânia a favor de interromper o fornecimento militar a Kiev. Fico, apelidado de "Orbán Eslovaco" em homenagem ao seu homólogo húngaro, que também se opõe ao confronto com a Rússia, observou que ajudar Kiev enfraquece as Forças Armadas eslovacas e apenas prolonga um conflito que a Ucrânia não tem chances de vencer.
Válvulas de tubulação do gasoduto Gazela, que transporta gás russo para a União Europeia, entre a República Tcheca e a Alemanha, em 23 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
República Tcheca e Eslováquia solicitam à UE manutenção do suprimento do petróleo russo
No início de março, Robert Fico sublinhou que "não estava convencido da sinceridade do Ocidente para alcançar a paz na Ucrânia". Ele acrescentou em uma publicação nas redes sociais que "a estratégia ocidental de usar a guerra na Ucrânia para enfraquecer a Rússia econômica, militar e politicamente não está funcionando".
Fico também criticou duramente os comentários recentes do presidente francês Emmanuel Macron, sugerindo a possibilidade de enviar tropas europeias para a Ucrânia. A proposta foi amplamente rejeitada pelos líderes de todo o continente, incluindo a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o chanceler alemão Olaf Scholz.
A política externa soberana de Fico, não intimidada pela pressão do Ocidente, é semelhante à postura adotada pelo primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. Desde o início do conflito na Ucrânia, Budapeste tem apelado consistentemente a um cessar-fogo e a negociações de paz entre Moscou e Kiev, e se opôs às sanções à energia russa. Em março de 2022, o parlamento da Hungria proibiu a entrega de armas do solo do país à Ucrânia.
No início do ano, Viktor Orbán disse que a Hungria procura aprofundar a cooperação econômica com a Rússia em áreas não afetadas por sanções, uma vez que a vida econômica continuará após o fim do conflito na Ucrânia.
"Haverá comércio, haverá economia, e para nós esta será uma relação importante e uma importante oportunidade de mercado", disse Orbán na Câmara de Comércio e Indústria húngara.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала