- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eslováquia promete bloquear adesão da Ucrânia à OTAN para evitar 3ª Guerra Mundial

© AP Photo / Petr David JosekRobert Fico, el primer ministro de Eslovaquia
Robert Fico, el primer ministro de Eslovaquia - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
Nos siga no
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, afirmou neste sábado (20) que pretende informar ao seu homólogo ucraniano, Denís Shmigal, que o país vai bloquear a adesão de Kiev à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para evitar o início da Terceira Guerra Mundial.
"Em relação à sua entrada na União Europeia, respeitamos, mas devem cumprir as condições (...), Direi que sou contra a adesão da Ucrânia à OTAN, que usarei o direito de veto e a bloquearei, porque isso será a base para uma Terceira Guerra Mundial", declarou Fico ao canal RTVS.
O primeiro-ministro eslovaco disse que o encontro com seu homólogo ucraniano ocorrerá em 24 de janeiro na cidade de Úzhgorod, na fronteira com a Eslováquia, e a reunião promete ser "interessante".
"Eu sei com o que vou [à reunião com Shmigal], irei com ajuda humanitária, confirmaremos que não receberão armas do Exército eslovaco nem dos armazéns estatais, direi que há coisas em que nossos pontos de vista são completamente diferentes", adiantou Fico.
Foto de tanques Leopard 2 e Bradley entre veículos ucranianos destruídos e danificados - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
Operação militar especial russa
Chefe do gabinete presidencial da Ucrânia repreende Ocidente e chama ofensiva de 'bem-sucedida'
O primeiro-ministro ainda acrescentou que Shmigal não quer dar uma conferência de imprensa após o encontro.
Dias antes, o governo eslovaco decidiu realizar apenas assistência humanitária a Kiev e parar de enviar armas.
O gabinete de ministros, liderado por Fico, não aprovou a proposta do governo anterior, que previa o envio de um pacote de ajuda militar eslovaca para a Ucrânia no valor de 40,3 milhões de euros (R$ 216,8 milhões).
Este pacote de ajuda militar seria o décimo quarto da Eslováquia desde o início do conflito na Ucrânia. O país já enviou para Kiev armas, munições e equipamentos no valor de 671 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала