- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

País da OTAN pode reforçar sua viragem a favor da Rússia, diz mídia norte-americana

© AFP 2023 / Michal CizekRobert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, chega a foto de família com colegas poloneses, húngaros e tchecos antes da reunião do Grupo de Visegrad (V4) na sede do governo, em Praga. República Tcheca, 27 de fevereiro de 2024
Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, chega a foto de família com colegas poloneses, húngaros e tchecos antes da reunião do Grupo de Visegrad (V4) na sede do governo, em Praga. República Tcheca, 27 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Nos siga no
Um país europeu tem atualmente um primeiro-ministro a favor de melhores relações com a Rússia, e o presidente pode também vir a ser pró-Moscou, segundo a Bloomberg.
Os resultados da próxima eleição presidencial na Eslováquia podem consolidar o curso de aproximação do país com a Rússia, buscado pelo primeiro-ministro Robert Fico, que está retornando, escreveu no sábado (16) a agência norte-americana Bloomberg.

"Com o retorno de Robert Fico ao poder no ano passado, a Eslováquia tem se aproximado das políticas da Hungria de [primeiro-ministro] Viktor Orbán, tornando-se um dos países mais pró-russos da Europa. A Eslováquia ainda honra formalmente seus compromissos com a União Europeia e a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte], mas a mudança tem sido dramática, e a eleição presidencial do próximo fim de semana pode acabar consolidando essa trajetória", indica o artigo.

Enquanto isso, o favorito na corrida eleitoral é o candidato presidencial Peter Pellegrini, que compartilha as opiniões de Fico e defende "paz e tranquilidade" na sociedade eslovaca.
Militares seguram bandeira ucraniana sobre caixão do poeta e militar ucraniano Maksim Kryvtsov, morto na linha de frente da operação militar especial, no Mosteiro da Cúpula Dourada de São Miguel, em Kiev, Ucrânia, em 11 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2024
Panorama internacional
Primeiro-ministro da Eslováquia diz que nível de corrupção na Ucrânia é 'extremamente alto'
"A visão de Fico de uma 'política externa eslovaca soberana' significa se recusar a fornecer qualquer ajuda militar à Ucrânia, e ele repreendeu desafiadoramente os aliados da União Europeia por sua falta de ambição de alcançar a paz na Ucrânia durante as recentes conversas em Paris", aponta a Bloomberg.
Na semana anterior, o governo da República Tcheca suspendeu as consultas governamentais com Bratislava devido a discordâncias na política externa, enquanto a França decidiu não convidar representantes eslovacos para novas negociações sobre o processo de paz na Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала