- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Forças da OTAN na Ucrânia se abstêm de combate, mas mantêm informantes em campo, diz mídia

© AP Photo / Czarek SokolowskiAs tropas dos EUA, parte de uma missão da OTAN para melhorar a defesa da Polônia, se preparam para uma cerimônia oficial de boas-vindas em Orzysz, nordeste da Polônia, 13 de abril de 2017
As tropas dos EUA, parte de uma missão da OTAN para melhorar a defesa da Polônia, se preparam para uma cerimônia oficial de boas-vindas em Orzysz, nordeste da Polônia, 13 de abril de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Nos siga no
Até agora, a OTAN não envolveu suas tropas nos combates na Ucrânia, mas mantém informantes no terreno para monitorar os desenvolvimentos, determinar a eficácia das armas fornecidas e identificar possíveis casos de desvio da ajuda fornecida, informou a mídia espanhola nesta segunda-feira (18).
De acordo com o jornal El País, alguns destes informantes não oficiais são militares estrangeiros reformados que atuam como mercenários com as Forças Armadas ucranianas.
Fontes dos EUA e da Ucrânia foram citadas como tendo dito que Washington estava particularmente ativo no monitoramento da utilização da ajuda pelos militares ucranianos, tanto através de um canal de comunicação entre a sua embaixada e as autoridades ucranianas, como através de canais não oficiais.
Forças da OTAN durante exercícios militares DEFENDER-Europe 21 na Albânia - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Panorama internacional
Militares da OTAN estão presentes na Ucrânia e morrem em grande número, diz Putin
Após uma conferência sobre a Ucrânia, organizada em Paris, no final de fevereiro, o presidente francês Emmanuel Macron disse que os líderes ocidentais discutiram a possibilidade de enviar tropas para a Ucrânia e, embora não tenha sido alcançado consenso a este respeito, nada pode ser descartado. No dia 10 de março, o ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, disse que as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) já estavam presentes na Ucrânia, mas não deu detalhes de seu tamanho e países de origem.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia tomou conhecimento das observações de Macron e que alguns dos países que participaram na reunião de Paris sobre a Ucrânia fizeram uma "avaliação bastante sábia" dos perigos potenciais de estarem envolvidos em um conflito com a Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала