- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França estuda envio de tropas à Ucrânia desde meados de 2023, diz mídia francesa

© AP Photo / Michael ProbstSoldados franceses (foto de arquivo)
Soldados franceses (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2024
Nos siga no
A opção de ajudar as forças ucranianas com as francesas foi levantada já em 12 de junho de 2023, pouco depois do começo da falha contraofensiva da Ucrânia, de acordo com o Le Monde.
A questão do possível envio de soldados franceses para a Ucrânia começou a ser considerada em meados de 2023 devido à "fraqueza" do Exército ucraniano, escreve na quinta-feira (14) o jornal francês Le Monde.
Assim, após o discurso do presidente na cúpula da GLOSEC em Bratislava, em 1º de junho, de 2023, Macron teria falado a favor da admissão antecipada da Ucrânia na OTAN e da aceleração do processo de ampliação da União Europeia.

"Na época, a Ucrânia e seus aliados esperavam que uma contraofensiva iminente lhes permitisse fazer recuar algumas tropas russas. Mas as Forças Armadas ucranianas caíram diante da defesa dos russos. Durante esse período, a possibilidade de enviar tropas terrestres se tornou uma opção que as autoridades francesas começaram a explorar no mais alto sigilo. Isso foi mencionado no Conselho de Segurança do Palácio do Eliseu em 12 de junho de 2023", escreve o Le Monde.

Pierre Schiel, comandante-chefe das Forças Terrestres da França, contou à mídia que as declarações de Macron não foram uma "escalada improvisada".
"O papel do Exército é sempre preparar o máximo de opções para ajudar nas decisões políticas e militares do presidente", afirmou.
Militares russos lançam fogo da peça de artilharia autopropulsada 2S5 Giatsint durante os exercícios (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2024
Panorama internacional
Busca pelo Ocidente de uma solução militar na Ucrânia 'é grave erro de análise', diz revista
"Paris está preocupada com a fraqueza do Exército ucraniano", escreve o Le Monde. Após uma reunião com Macron no final de dezembro, seu aliado próximo, François Bayrou, teria dito que "Macron está preocupado, e eu compartilho de sua opinião, isso não cheira bem".
"De qualquer forma, este ano terei que enviar os meninos para Odessa", anunciou Macron a uma plateia unida em 21 de fevereiro, após a cerimônia de sepultamento de Missak Manouchian, um herói do movimento da Resistência francês durante a Segunda Guerra Mundial, no Panteão em Paris, França.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала