- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ao apoiar envio de tropas da OTAN, membro da aliança pede fim das 'linhas vermelhas' na Ucrânia

© AP Photo / Peter DejongO primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander de Croo, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, o presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, o presidente da Romênia, Klaus Iohannis, e o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, da esquerda, são vistos durante uma coletiva de imprensa conjunta na residência Catshuis de Rutte em Haia, Holanda, 27 de junho de 2023
O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander de Croo, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, o presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, o presidente da Romênia, Klaus Iohannis, e o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, da esquerda, são vistos durante uma coletiva de imprensa conjunta na residência Catshuis de Rutte em Haia, Holanda, 27 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2024
Nos siga no
O presidente lituano Gitanas Nauseda apelou na quarta-feira (13) aos aliados da Ucrânia para pararem de "traçar linhas vermelhas" em termos do que estão dispostos a fazer para apoiar Kiev.
Enquanto discursava no Fórum de Defesa e Estratégia de Paris, Nauseda fez seus comentários baseados nas declarações do presidente francês Emmanuel Macron quando ele sugeriu o envio de tropas da OTAN para Ucrânia.
Macron recuou um pouco na posição alguns dias depois após a reação de seus aliados, mas em seguida disse que agora não era hora "de ser covarde na Europa".
O líder da Lituânia disse que saúda o debate aberto pelo líder francês sobre o envio de tropas.
"Congratulei-me com a ideia de enviar missões ao território ucraniano e penso que deveríamos discuti-la. É claro que seria melhor se todos concordássemos unanimemente com a necessidade disso e avaliássemos muito bem a inteligência e outras informações que obtivemos", disse Nauseda, de acordo com o portal Newsweek.
O presidente lituano sublinhou também que o receio de uma possível reação do Kremlin não deve ser fator determinante na tomada de uma decisão europeia comum.
"Se começarmos a dizer que 'não, [o presidente russo] Vladimir Putin não vai gostar disto ou daquilo [...]' nunca tomaremos uma decisão. E foi por isso que ontem [12] disse ao presidente [Emmanuel Macron] e à mídia que temos que parar de traçar linhas vermelhas para nós mesmos", acrescentou.
Ele enfatizou que, ao traçar linhas vermelhas, o Ocidente está apenas ajudando Putin "que está começando a pensar que somos previsíveis e manipuláveis", complementou.
Vista do Kremlin com a Torre Spasskaya e a Catedral de São Basílio, em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Panorama internacional
Serviços secretos da Rússia sabem que conselheiros da OTAN estão na Ucrânia, diz Kremlin
Não é a primeira vez que Nauseda faz comentários desse gênero, em janeiro do ano passado, ele disse que "linhas vermelhas devem ser cruzadas para fornecer caças e mísseis à Ucrânia", segundo a emissora estatal LRT.
Moscou já deixou claro que qualquer carregamento que inclua armas destinadas a Kiev se tornará um alvo legítimo para as Forças Armadas russas no campo de batalha. Ao mesmo tempo, o presidente Vladimir Putin já alertou o Ocidente sobre as consequências de um envio de tropas para território ucraniano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала