- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Macron pede que UE não seja 'covarde' na Ucrânia, criando tensão entre França e Alemanha

© AFP 2023 / Ludovic MarinO presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky (à esquerda), aperta a mão do presidente francês, Emmanuel Macron, durante encontro bilateral na cúpula da Comunidade Política Europeia (CPE) no Palácio de Congressos de Granada. Espanha, 5 de outubro de 2023
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky (à esquerda), aperta a mão do presidente francês, Emmanuel Macron, durante encontro bilateral na cúpula da Comunidade Política Europeia (CPE) no Palácio de Congressos de Granada. Espanha, 5 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Nos siga no
Poucos dias após gerar repúdio entre os líderes europeus e dos Estados Unidos ao sugerir o envio de tropas da OTAN para a Ucrânia, o presidente francês Emmanuel Macron reacende a polêmica, tensionando a relação com a Alemanha.
As tensões entre Berlim e Paris se intensificaram desde a última terça-feira (5), quando o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, respondeu a Macron por exortar a Europa a não ser "covarde" na defesa da Ucrânia, de acordo com o meio de comunicação norte-americano Politico.
Campo de refugiados palestinos totalmente destruído após constantes bombardeios promovidos pelas Forças de Defesa de Israel (FDI). Jabalia, Faixa de Gaza, 29 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Panorama internacional
EUA alertam Israel que assentamentos na Cisjordânia dificultam a busca por uma paz de longo prazo

"Claramente, a Europa enfrenta um momento em que será necessário não ser covarde", declarou Macron, acrescentando que as pessoas "nunca querem ver as tragédias que estão por vir".

Horas depois, Pistorius rebateu afirmando que a linguagem do presidente francês era contraproducente.

"Realmente não precisamos, pelo menos na minha perspectiva, de falar sobre soldados no terreno ou de ter mais ou menos coragem. Isso realmente não ajuda a resolver os problemas que temos na assistência à Ucrânia", disse Pistorius aos repórteres durante uma coletiva de imprensa com seu homólogo sueco, Pal Jonson.

Posteriormente, Macron afirmou que seus comentários não visavam a Alemanha, mas que era "necessário" abalar os aliados da França.
Nicolás Maduro fala com apoiadores em Caracas após referendo sobre a reivindicação da Venezuela pelo território de Essequibo. Venezuela, 4 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Panorama internacional
Caracas: renovação de sanções dos EUA é agressão à Venezuela e viola normas do direito internacional
"Se formos passivos [...] corremos o risco de sofrer reveses no terreno, de enfrentar possíveis desilusões nos Estados Unidos", alertou o presidente francês.
Segundo o Politico, a relação entre a França e a Alemanha tem estado tensa nos últimos meses devido à maneira como ambas as nações lidam com o conflito na Ucrânia. Enquanto os alemães adotam uma postura moderada, o presidente francês emite declarações consideradas irresponsáveis por outros líderes europeus e da OTAN.

"As tensões franco-alemãs por causa da guerra na Ucrânia estão aumentando. A França há muito tempo que se sente frustrada pelo fato de a Alemanha considerar as relações com Washington a pedra angular da segurança europeia, enquanto a Alemanha se irrita com a conversão tardia de Macron em autoproclamado líder belicista, especialmente quando Berlim forneceu muito mais armas à Ucrânia do que Paris", explica a mídia americana.

O presidente dos EUA, Joe Biden, sai do Walter Reed Army Medical Center em Bethesda, Maryland, após seu exame físico anual de rotina, em 28 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Panorama internacional
EUA planejam enviar US$ 200 mi de fundos do seu Exército para a Ucrânia, diz mídia americana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала