- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: China e Coreia do Norte estão resistindo ao 'desesperado' impulso de guerra do Ocidente

© AP Photo / Hong In-chul Caças F-16 da Força Aérea dos EUA na base de Kunsan, Coreia do Sul (arquivo)
Caças F-16 da Força Aérea dos EUA na base de Kunsan, Coreia do Sul (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos e os países aliados se juntaram a Seul nesta semana para lançar um enorme exercício militar conjunto na Coreia do Sul. A Coreia do Norte está projetando confiança na sua resposta aos exercícios militares em grande escala liderados pelos EUA, de acordo com um analista.
A operação, conhecida como Freedom Shield (Escudo da Liberdade), ocorre anualmente, embora os observadores digam que os esforços deste ano foram muito maiores do que nos anos anteriores. A República Popular Democrática da Coreia (RPDC), tipicamente conhecida no Ocidente como Coreia do Norte, criticou os "provocativos exercícios militares conjuntos em grande escala" que o país alegou demonstrarem "mais claramente quem é [aquele] que ameaça a humanidade com armas nucleares".
Embora promovidos como uma demonstração de força militar, o ativista pacifista KJ Noh insistiu que os exercícios massivos são, em vez disso, um sinal do "desespero dos Estados Unidos para desencadear uma guerra", em entrevista à Sputnik, na terça-feira (5).
"Por um lado, é como aquele bêbado de bar que, quando o bar está fechando, decide que não vai voltar para casa sem brigar e desafia todo mundo para uma briga", disse Noh. "Mas outra forma de pensar sobre isso é que os EUA acreditam sinceramente — a elite dominante acredita sinceramente que pode travar uma guerra em múltiplas frentes."
"Portanto, aqui vemos que os EUA querem a guerra com a China [e] estão claramente escalando no sentido de fazer tudo em termos logísticos, operacionais e táticos, para se prepararem para a guerra", acrescentou. "E a questão é simplesmente onde, como e quando", afirmou.
Caça decola do porta-aviões USS Ronald Reagan durante exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Panorama internacional
Mídia: exercícios 'sem fim' dos EUA empurram Ásia-Pacífico para uma situação mais perigosa
Os Estados Unidos não fizeram segredo de que veem a ascensão econômica da China como uma grande ameaça à sua própria hegemonia global. Os recentes projetos de lei de autorização de defesa dos EUA dedicaram recursos significativos a alegadas "ameaças sem precedentes" da potência mundial asiática. Entretanto, o recente anúncio de uma grande reestruturação no Exército dos EUA revelou que estão sendo feitos esforços para fortalecer as forças dos EUA no Pacífico.
Um artigo recente no site do analista John Menadue especulou que os Estados Unidos podem tentar duplicar a sua estratégia contra a Rússia no que diz respeito ao conflito em Donbass na Ucrânia, alimentando uma guerra por procuração semelhante para drenar os recursos de Pequim. A Coreia é vista como o principal alvo de tal interferência.
"A península coreana é provavelmente um dos locais mais prováveis para a guerra acontecer", concordou Noh, acrescentando que "é o local mais fácil para provocar uma guerra", dadas as tensões de longa data entre governos de ambos os lados do paralelo 38.
"Esses exercícios na Coreia são sempre enormes, são alguns dos maiores exercícios do planeta", disse Noh. "Isso cria um risco incrível e uma instabilidade incrível [...] eles dobraram o número de exercícios de treinamento de campo — mais uma vez, um movimento muito, muito perigoso e beligerante", garantiu o analista.
Soldados dos EUA durante exercício militar na Coreia do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2024
Panorama internacional
EUA e Coreia do Sul simulam interceção de aviões em meio às tensões na península coreana
Os exercícios também podem ser uma resposta à cooperação alargada da Coreia do Norte com aliados regionais nos últimos anos, à medida que surgem especulações de que o país poderá aderir à Iniciativa Cinturão e Rota da China, à Organização para Cooperação de Xangai (OCX), ou mesmo ao bloco BRICS.
"Penso que há uma tentativa de trazer a Coreia do Norte de volta à comunidade de nações", disse Noh, acrescentando que as sanções econômicas contra o país poderiam ser contestadas nas Nações Unidas com apoio global suficiente. Embora o país seja frequentemente demonizado no Ocidente, Noh observou que a RPDC tem um histórico de dar um "exemplo moral".
"Foi o primeiro país fora do mundo árabe a reconhecer os palestinos e a sua luta de libertação", lembrou o ativista. Noh alertou que os países que procuram cooperar com os esforços para ameaçar a RPDC devem ter o cuidado de aprender com o exemplo de países europeus como a Alemanha, cuja economia foi destruída pelas sanções lideradas pelos EUA à energia russa.
Embora a RPDC tenha criticado fortemente os exercícios militares desta semana, Noh afirmou que o país, juntamente com a Rússia e a China, ainda projeta um sentimento de "confiança" no seu desenvolvimento contínuo, à medida que tendências maiores favorecem as nações não ocidentais. Entretanto, os Estados Unidos sofrem cada vez mais de instabilidade política e econômica, à medida que os seus esforços para derrotar a Rússia em Donbass vacilam.

"A Coreia do Norte não quer a guerra, a China não quer a guerra, a Rússia certamente não quer uma guerra alargada — eles sabem que o tempo está do seu lado, o império está entrando em colapso por dentro", disse Noh. "E a abordagem deles é recuar e não ser arrastados para uma guerra desnecessária."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала