- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mar do Sul da China: Filipinas querem negociar código de conduta com a China, diz mídia

© AP Photo / Aaron FavilaBRP Malabrigo, navio da Guarda Costeira das Filipinas, lança barco para transportar suprimentos à Ilha Nanshan, ocupada pelas Filipinas, ou localmente chamada de Lawak, no mar do Sul da China, 20 de abril de 2023
BRP Malabrigo, navio da Guarda Costeira das Filipinas, lança barco para transportar suprimentos à Ilha Nanshan, ocupada pelas Filipinas, ou localmente chamada de Lawak, no mar do Sul da China, 20 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2024
Nos siga no
As Filipinas e a China estiveram em desacordo no ano passado sobre o território marítimo, com Manila acusando Pequim de cometer repetidamente atos agressivos.
De acordo com o South China Morning Post (SCMP), as Filipinas estão firmemente empenhadas nas negociações para um código de conduta entre a China e os países do Sudeste Asiático para evitar confrontos no mar do Sul da China, disse o ministro das Relações Exteriores nesta quinta-feira (15), sem culpar a tensão entre Pequim e Washington.
O secretário de Relações Exteriores filipino, Enrique Manalo, também disse que as tensões no mar do Sul da China não se tratam apenas de uma rivalidade entre os Estados Unidos e a China, e que as Filipinas, e outros países da região, têm direitos e interesses legítimos a defender.
Tal visão "não ajudará na compreensão honesta da situação", disse ele aos repórteres. "Isso obscurece o bom senso, ações que são claramente ilegais no direito internacional e contra a Carta da ONU são por vezes racionalizadas sob o pretexto desta rivalidade."
Manalo também expressou preocupação com as tensões regionais na vizinha Taiwan e instou todas as partes a permanecerem em contato direto.
Bandeira das Filipinas - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
China insta Filipinas a evitar cruzar 'linhas vermelhas' com relação a Taiwan
A ideia de um código de conduta foi idealizada há mais de duas décadas, mas as partes só se comprometeram a iniciar o processo em 2017. No entanto, foram feitos poucos progressos neste sentido ao passo que Pequim tem sido repetidamente acusada de desconsiderar a iniciativa reivindicando 90% de soberania sobre o mar apesar de uma arbitragem internacional ter se posicionado contrariamente.
As Filipinas e a vizinha China têm estado em desacordo sobre o território marítimo. Manila acusa Pequim de cometer repetidamente atos agressivos dentro da sua zona econômica especial, enquanto a China repreendeu as Filipinas por invadirem o que diz ser o seu território.
A disputa se intensificou quando as Filipinas assumiram compromissos de defesa com os Estados Unidos, incluindo a expansão do acesso às suas bases e uma série de exercícios militares e patrulhas no mar, irritando Pequim.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала