- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China insta Filipinas a evitar cruzar 'linhas vermelhas' com relação a Taiwan

Bandeira das Filipinas - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Nos siga no
As Filipinas deveriam compreender que a questão de Taiwan é uma "linha vermelha" para a China e não pode ser ultrapassada, disse nesta quinta-feira (8) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, acrescentando que Manila não deveria "brincar com fogo".
Na quarta-feira (7), o secretário de Defesa das Filipinas, Gilbert Teodoro, pediu o reforço da presença militar do país na ilha de Mavulis, mais ao norte do país, localizada entre o arquipélago de Batanes e Taiwan.
"A questão de Taiwan é a principal nos interesses centrais da China e uma 'linha vermelha' que não pode ser ultrapassada. As [pessoas] relevantes nas Filipinas devem ter uma compreensão clara disto, agir com cautela e não brincar com fogo na questão de Taiwan para evitar ser usado e prejudicado", disse Wang em uma coletiva de imprensa.
A China e as Filipinas são países vizinhos e os intercâmbios amistosos devem continuar sendo o foco principal na história das suas relações, acrescentou.
Em janeiro, Teodoro anunciou planos para aumentar as atividades militares com os Estados Unidos e seus aliados devido à alegada postura "agressiva" da China. A construção de capacidades militares vai ajudar a dar uma contribuição eficaz para a estabilidade regional, disse o ministro da Defesa. No mesmo mês, os ministros das Relações Exteriores das Filipinas e da China concordaram em desenvolver a cooperação e resolver incidentes no mar do Sul da China para reduzir as tensões regionais.
As tensões entre as Filipinas e a China nas águas disputadas do mar do Sul da China têm aumentado desde 4 de outubro de 2023, quando navios filipinos completaram uma missão de reabastecimento no atol Second Thomas (conhecido nas Filipinas como Ayungin Shoal e chamado na China de Ren'ai Jiao), apesar das tentativas de bloqueio da Guarda Costeira chinesa.
Além disso, os dois países têm disputas territoriais sobre várias ilhas na região.
USS Roosevelt navegando - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Panorama internacional
Com China na mira, Marinha dos EUA destaca 3 porta-aviões no oeste do oceano Pacífico, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала