- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Filipinas: China tem 'discurso de sarjeta' e laços com EUA não podem 'vacilar' com eleição americana

© AFP 2023 / Dita AlangkaraO secretário de Defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, fala durante a sessão de abertura da 17ª Reunião de Ministros da Defesa (ADMM) da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Jacarta, em 15 de novembro de 2023
O secretário de Defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, fala durante a sessão de abertura da 17ª Reunião de Ministros da Defesa (ADMM) da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Jacarta, em 15 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Nos siga no
As Filipinas estão planejando atividades militares ainda "mais robustas" com os Estados Unidos e seus aliados diante de uma China "mais agressiva", disse o principal responsável da Defesa do país do Sudeste Asiático.
Em entrevista à Bloomberg nesta quarta-feira (17), o secretário de Defesa filipino, Gilberto Teodoro Jr., afirmou que "a aliança com os EUA é extremamente forte".
Teodoro Jr. ressaltou que Manila está "construindo uma parceria mais forte" com os EUA para expandir os laços com "outros aliados e países com ideias semelhantes", incluindo Austrália, Japão, Reino Unido e Canadá, em meio à ameaça de "dominação chinesa" no mar do Sul da China.
"Estamos lidando com um país sem qualquer abertura, com opacidade, imprevisibilidade e sem indicadores externos que mostrem qual será o seu próximo passo", disse ele sobre a China, acrescentando que, como resultado, países como as Filipinas têm de estar preparados o tempo todo.
General Romeo Brawner Jr., chefe do Estado-Maior das Forças Armadas das Filipinas, fala à mídia durante coletiva de imprensa no Comando Ocidental em Puerto Princesa, Palawan, Filipinas, 10 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Panorama internacional
Filipinas desenvolverão ilhas no mar do Sul da China para garantir sua posse, diz Manila
"Isso pode significar que eles realmente querem domínio e controle total sobre tudo, desde a livre passagem até os recursos, ou querem abraçar as Filipinas para torná-las o único parceiro de joint venture na exploração ou aproveitamento de recursos nesta área. Seja o que for, a sua proposta legal é insustentável e foi rejeitada por todo o mundo", afirmou.
À medida que os EUA se encaminham para eleições cruciais em novembro, Teodoro Jr. espera que a estratégia de defesa de Washington no Indo-Pacífico "não vacile".
O secretário também acusou nesta quarta-feira (17) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, de insultar o presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., durante uma coletiva de imprensa, recorrendo ao que chamou de "conversa baixa e de sarjeta".

"É lamentável que a porta-voz do MRE chinês tenha se rebaixado a um discurso tão baixo e de sarjeta – recorrendo ao insulto ao nosso presidente e à nação filipina, e degradando ainda mais a si mesma, ao ministério e ao partido que ela representa no processo", disse Teodoro Jr. em nota citada pela Reuters.

A reação da autoridade filipina aconteceu após os comentários de Mao na terça-feira (16), dizendo a Marcos Jr. para "ler mais livros para compreender adequadamente os meandros da questão de Taiwan" depois de ter felicitado o vencedor das eleições na ilha, Lai Ching-te, referindo-se a ele como presidente.
Navio filipino BRP Jose Rizal (FF150, em primeiro plano) e navio americano USS Gabrielle Giffords (LCS 10, em segundo plano) durante exercício tático entre as Filipinas e os EUA no mar das Filipinas, em 23 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2023
Panorama internacional
Pequim chama de 'extremamente perigoso' o comportamento das Filipinas no mar do Sul da China
A Embaixada da China em Manila e o seu MRE não responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre as declarações de Teodoro, os mais recentes de uma sucessão de brigas retóricas entre Pequim e Manila nos últimos meses.
A China reivindica a maior parte do mar do Sul da China, que tem sido palco de crescentes disputas nos últimos anos. Muitas dessas disputas contam com o envolvimento direto dos Estados Unidos, que, interessados na região, usam seu tratado de defesa com Manila, segundo Pequim, para ameaçar e provocar a China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала