- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milei discursa no Congresso sob protestos de movimentos sociais em Buenos Aires

© AP Photo / Natacha PisarenkoPresidente da Argentina, Javier Milei, durante evento que marcou o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. Buenos Aires, 26 de janeiro de 2024
Presidente da Argentina, Javier Milei, durante evento que marcou o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. Buenos Aires, 26 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2024
Nos siga no
Movimentos sociais e partidos de esquerda da Argentina estão mobilizados nesta sexta-feira (1º) diante do discurso previsto do presidente Javier Milei para deputados e senadores na inauguração do 142º período de sessões ordinárias do Congresso. As políticas de austeridade do novo governo têm gerado protestos em Buenos Aires desde o início do ano.
"Vamos acompanhar esta mobilização que é contra a política de Milei, que será ratificada em todos os seus termos no discurso", disse o líder social Eduardo Belliboni à Sputnik.
Diante do ato protocolar em que inaugura as sessões ordinárias do Congresso, diversos coletivos ainda prometeram um "molinetazo", ato realizado desde o início da gestão Milei em que manifestantes pulam as catracas nas estações de trem e do metrô na capital argentina para evitar o pagamento da passagem.
Há ainda a expectativa de que centros de estudantes e associações de bairro, além de personalidades ligadas à área da cultura, se unam aos protestos contra os ajustes do governo e o decreto de necessidade e urgência (DNU) que desregula a economia.
Para Belliboni, o presidente argentino promove "uma ideia contra o movimento operário, contra o movimento popular, contra as liberdades democráticas" e por isso é necessário "se manifestar contra esse plano de Milei, que tem todas as características de um ataque nacional aos trabalhadores".
Passageiros embarcam em avião da Aerolíneas Argentinas, no Aeroporto Jorge Newbery. Buenos Aires, 24 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Panorama internacional
Expulsão de brasileiros na Argentina: medida do governo Milei pode levar Brasil a fazer o mesmo?

Repúdio durante o discurso no Congresso

A Unidade Piquetera, frente que reúne cerca de 30 grupos, movimentos sociais e políticos de esquerda, vai se reunir no início da noite em frente ao Congresso, em repúdio ao discurso do presidente, em uma mudança de tradição sem precedentes.
Quase três meses após o presidente assumir o Executivo, o líder do movimento disse que "há claramente uma consciência de que Milei traiu seu mandato, pois ele dizia que o ajuste [fiscal] seria pago pela 'casta', e não pelo povo".
Já a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, que implementou um protocolo para impedir bloqueios das vias públicas, "é uma pessoa que não hesita em reprimir o protesto popular, enquanto nos bairros crescem o crime organizado e o narcotráfico e a segurança pública é abandonada", completou Belliboni.
A expectativa é que Milei realize um breve balanço da atual gestão e confirme as prioridades de seu governo, que passam pelo severo ajuste no gasto público para reduzir a inflação, de 20,6% só em janeiro.
O discurso ainda ocorre em um clima de tensão com os governadores do país, depois que o presidente cortou verbas orçamentárias.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала