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Medidas de austeridade de Milei causam queda de 19% no turismo argentino no Brasil em janeiro

© Foto / FABIO MOTTATuristas posam no fundo do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil, 15 de agosto de 2020
Turistas posam no fundo do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil, 15 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
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Principal país emissor de turistas para o Brasil, a Argentina enviou menos 110 mil viajantes para seu maior vizinho, em janeiro deste ano, na comparação com igual período de 2023, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Ministério do Turismo e Polícia Federal.
A queda chegou a 19% se comparada a quantidade de janeiro do ano passado. Em comparação com o verão de 2023, houve recuo de -1,4% no fluxo de turistas internacionais, puxado pela menor frequência dos argentinos, de acordo com levantamento.

"Ao todo, 956.737 turistas do exterior vieram ao Brasil, com aumento do fluxo de todos os principais emissores, com exceção da Argentina, que vive um agravamento da sua crise econômica", diz a nota da Secretaria de Comunicação do governo federal.

Se em 2023, 562.446 argentinos estiveram no Brasil em janeiro, neste ano o número caiu para 452.136. Segundo a Ministério do Turismo, o resultado negativo foi atenuado devido a ações da Embratur que "estabeleceu um plano de contingência à crise econômica que atravessa o país vizinho".
A pasta ressaltou que informações de inteligência de dados, contato com entidades na Argentina e a análise de relatórios da Embaixada do Brasil na Argentina, desde maio de 2023, auxiliaram na reorientação de estratégias de turismo para reforçar a promoção do Brasil como alternativa aos turistas argentinos de alto poder aquisitivo, que recalcularam suas viagens devido ao preço do dólar e do euro.
Outros países da América Latina também receberam atenção para garantir um acréscimo de visitantes que compensasse a queda na chegada de argentinos.

"Com a adoção dessa estratégia, foi possível manter o registro da entrada de turistas internacionais no Brasil em patamares equivalentes aos de janeiro do ano passado", declarou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na nota. "Mantivemos a atenção na Argentina, nosso principal mercado e não vai deixar de ser, mas temos resultados muito importantes e no curto prazo em todo o continente, com destaque para Chile e Paraguai", comentou.

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Ainda assim, a Argentina seguiu na liderança em 2023, com 1,9 milhão de visitantes (32% do total).
Os Estados Unidos vieram em segundo lugar, com 668,5 mil (11%); Chile em terceiro, com 458,5 mil (7,7%); Paraguai, com 424,5 mil (7,1%); e Uruguai, com 334,7 mil (5,6%).
Na sexta posição vem a França, principal país emissor da Europa, com 187,5 mil turistas (3,1%); Portugal, com 158,5 mil (3%); Alemanha, com 158,5 mil (2,6%); Reino Unido, com 130,2 mil (2,2%); e Itália, com 129,4 mil (2,2%).
A quantidade de voos ofertados pelas companhias aéreas ficou em 64,8 mil, cerca de 40% maior do que o de 2022 (46,2 mil), de acordo com a Embratur.
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