- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Moraes decide que uso nocivo de IA nas eleições pode resultar em cassação de mandato

© Folhapress / Pedro LadeiraAlexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Nos siga no
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, alertou nesta quarta-feira (28) que candidatos eleitos nas eleições municipais de outubro poderão ter seus mandatos cassados se desrespeitarem as regras estabelecidas para o uso de inteligência artificial (IA) durante a campanha.
Durante uma sessão do STF, Moraes destacou a importância da regulamentação da inteligência artificial na campanha eleitoral, visando acabar com a "terra sem lei" nas redes sociais. O TSE aprovou, na terça-feira (27), regras específicas para o uso de IA no pleito municipal, sendo a principal delas a proibição de manipulação de conteúdo para criar ou substituir imagem ou voz de candidatos com o intuito de prejudicar candidaturas.
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de abertura da 37ª Cúpula da União Africana, na sede da organização. Adis Abeba, Etiópia, 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Panorama internacional
Chanceler israelense volta a exigir pedido de desculpas de Lula em rede social

"Aos candidatos que desrespeitarem essa normatização e utilizarem a inteligência artificial negativamente para prejudicar seus opositores, para deturpar o sentido das informações, buscando ganhar as eleições, a sanção será a cassação do registro, e se já estiverem sido eleitos, a cassação do mandato", afirmou Moraes.

Além disso, o ministro ressaltou que as redes sociais serão responsabilizadas solidariamente pelos autores de postagens de conteúdos antidemocráticos, homofóbicos e nazistas caso não retirem tais postagens.
Essa medida também está prevista nas normas aprovadas pelo TSE, que Moraes descreveu como "uma das normatizações mais modernas no combate à desinformação, às fake news, notícias fraudulentas".
Moedas nacionais do BRICS - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Notícias do Brasil
'Mais eficiente' e 'menos assimétrico'? Sistema de pagamentos do BRICS é viável, avalia economista
Na sessão de terça-feira, os ministros do TSE também aprovaram diversas resoluções que vão orientar o pleito deste ano, incluindo normas sobre a restrição da circulação de armas no dia da votação e garantias de transporte público para os eleitores, entre outras medidas para assegurar a integridade do processo eleitoral.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала