- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Datena no PSB: sigla visa São Paulo, mas 'dificilmente terá apoio de Lula', diz fonte à Sputnik

© Foto / Reprodução / Redes sociaisDatena em evento de filiação ao PSB em Brasília
Datena em evento de filiação ao PSB em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Nos siga no
Especiais
Os caciques políticos não esperaram nem vão esperar 2024 começar para que seja dada a largada para o início das costuras políticas, visando as eleições municipais, cujos pleitos serão no ano que vem.
Nesta terça-feira (19), em Brasília, o apresentador José Luiz Datena se filiou ao PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Dentro do próprio governo, as costuras pelas maiores capitais já começaram meses após a posse do novo presidente, ou seja, já em janeiro de 2023. Os palácios da Alvorada e do Jaburu andam divididos em alguns apoios. É o caso de São Paulo, que é uma das capitais mais cobiçadas para movimentos no tabuleiro nacional.
Segundo fontes, "grandes esforços para a filiação" do apresentador vieram da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Nas coxias, socialistas pretendem lançar chapa "puro sangue", tendo a primeira-dama do Recife encabeçando e o apresentador como vice. Nomes contam com o apoio do vice-presidente do Brasil.
Ministro de Estado da Justiça, Flávio Dino, comenta indicação ao Supremo Tribunal Federal e fala sobre o comando do ministério. Brasília, 30 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2023
Notícias do Brasil
Sabatina: Gonet passará sem problemas; Dino tem 31 votos a favor e 32 contra, dizem fontes à Sputnik
Só que esse xadrez é um pouco mais complexo de ser jogado. Afinal, cada vitória ou derrota pode significar tanto o avanço quanto a falta de força política.

À Sputnik Brasil, um auxiliar do Executivo Nacional sinalizou que a chapa pode até ser formada, mas que "dificilmente terá apoio do presidente [Lula]". Em seguida, complementou dizendo que "há outros nomes sendo cogitados pelo presidente [Lula] Brasil afora […]. Boulos, por exemplo, é o primeiro nome e, até o momento, o único que circula entre as negociações para a Prefeitura de São Paulo".

Para uma fonte do Jaburu, há possibilidades de o vice-presidente apoiar e "escalonar em mais de uma chapa em algumas cidades". Questionada sobre a dualidade na capital paulista, a fonte reforça que não há martelo batido.

"Não há nada 100% definido no momento. Mas há, sim, possibilidades de o Geraldo [Alckmin] demonstrar apoio para além do que já vem sendo desenhado", afirmou em reserva.

Datena no PSB e as costuras políticas

Na capital paulista, o Palácio do Anhangabaú conta com alguns nomes para ocupar a cadeira maior em 2024: a deputada Tabata Amaral (PSB), o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) compõem, ainda que virtualmente, a disputa.
Torres de energia elétrica em São José dos Campos. São Paulo, 5 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Notícias do Brasil
Prefeitura de São Paulo pede cancelamento de contrato com Enel; companhia não descarta novo apagão

Uma liderança socialista, ouvida pela Sputnik Brasil, destacou que a ida de Datena à sigla é uma "vitória". Segundo a liderança, "a chegada do Datena expande ainda mais o nosso esporão. […] a gente [o PSB] começa a alcançar outros públicos de forme mais densa".

Enquanto o PSB se movimenta para fortalecer o nome de Tabata, o PT, do presidente Lula, busca cumprir a promessa de endossar o nome de Guilherme Boulos (Psol) à Prefeitura de São Paulo.

"[É] o cumprimento de uma promessa. O que, por sua vez, não pode ser descartado [é] o palanque duplo do presidente [Lula] em São Paulo […]. O mesmo […] pode acontecer no Recife", enfatiza um auxiliar petista à Sputnik.

O maior cacique do PT, inclusive — segundo vaticinou fonte — segue em busca de um político com "força suficiente" para ser candidata ou candidato à vice de Boulos.
Deputada Tabata Amaral (PDT-SP) durante entrevista em fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2021
Notícias do Brasil
Trabalhista? Tabata Amaral celebra decisão do TSE e deve deixar o PDT
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала