- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler israelense volta a exigir pedido de desculpas de Lula em rede social

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de abertura da 37ª Cúpula da União Africana, na sede da organização. Adis Abeba, Etiópia, 16 de fevereiro de 2024
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de abertura da 37ª Cúpula da União Africana, na sede da organização. Adis Abeba, Etiópia, 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Nos siga no
Ignorando as vias diplomáticas, o ministro das Relações Exteriores Israel Katz publicou uma postagem na rede social X (antigo Twitter) ironizando o presidente brasileiro por ter dito em entrevista que não usou a palavra "Holocausto" em sua crítica à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.
Israel Katz tornou a usar as redes sociais para exigir um pedido de desculpas do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por conta das críticas feitas à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.
Nesta quarta-feira (28), em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), Katz ironizou a declaração de Lula, que em entrevista recente ressaltou não ter usado a palavra "Holocausto" em sua crítica à ofensiva israelense, feita em um discurso realizado durante sua viagem à Etiópia. A postagem vinha acompanhada de uma montagem ironizando o presidente brasileiro.
O presidente Lula, em entrevista para o @_ENotícia, ficou evasivo e disse: "Não falei Holocausto". @LulaOficial, você disse que a guerra justa de Israel contra o Hamas em Gaza é igual ao que Hitler e os nazistas fizeram com os judeus, e ofendeu a memória de 6 milhões de judeus assassinados no Holocausto. Não vamos esquecer, nem perdoar. Envergonhe-se e peça desculpas!
Lula abordou a questão em uma entrevista concedida ao programa de entrevistas É Notícia, da emissora Rede TV!, na terça-feira (27).

"Primeiro, eu não disse a palavra 'Holocausto', isso foi interpretação do primeiro-ministro de Israel, não foi minha", disse o presidente.

O presidente afirmou ainda que não esperava que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, compreendesse sua declaração e disse que mantém sua posição.
"Eu diria a mesma coisa, porque é exatamente o que está acontecendo na Faixa de Gaza. Eu não esperava que o governo de Israel fosse compreender. Eu conheço o cidadão [Netanyahu], sei o que ele pensa ideologicamente", disse Lula.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no lançamento do novo edital do Programa Petrobras Cultural no Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2024
Notícias do Brasil
Lula volta a acusar governo de Israel de genocídio e endossa criação do Estado palestino (VÍDEOS)
O presidente também destacou que o que está em curso em Israel não é uma guerra de um Exército contra outro.

"Não podemos ser hipócritas de achar que uma morte é diferente da outra. Você não tem em Gaza uma guerra de exército altamente preparado contra exército altamente preparado, você tem uma guerra de exército altamente preparado contra mulheres e crianças", disse Lula.

Ele também lançou dúvidas quanto ao número de combatentes do grupo Hamas mortos, divulgado pelo governo israelense. "Quantas pessoas do Hamas foram apresentadas mortas? Você inventa determinadas mentiras e passa a trabalhar como se fosse verdade", disse o presidente.
Brasil e Israel vivem uma crise diplomática desencadeada em 18 de fevereiro, após o presidente Lula criticar a ofensiva israelense na Faixa de Gaza em um discurso feito na Etiópia, no âmbito de sua visita à União Africana.
"O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus", disse o presidente na ocasião.
A declaração gerou críticas do governo israelense, e no dia seguinte Katz declarou Lula persona non grata em Israel.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала