- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky minimiza perdas do Exército ucraniano para conseguir mais dinheiro do Ocidente

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMilitares russos operam sistema antiaéreo C-60 nômade do Distrito Militar Central e atacam posições das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Krasny Liman, na zona da operação militar especial da Rússia, em 16 de fevereiro de 2024
Militares russos operam sistema antiaéreo C-60 nômade do Distrito Militar Central e atacam posições das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Krasny Liman, na zona da operação militar especial da Rússia, em 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, afirmou que apenas 31 mil soldados ucranianos foram mortos desde o início da operação militar especial da Rússia. Esses números são realistas? O que está por trás da avaliação de Zelensky? Em entrevista no último domingo (27), o presidente voltou a implorar por mais dinheiro e armas aos seus apoiadores.
"Se a Ucrânia perder dependerá de vocês, nossos parceiros, o mundo ocidental", disse ele à CNN. "Não perderemos esta guerra se recebermos as armas. Nós venceremos." A entrevista de Zelensky ocorreu logo após o controle russo sobre a cidade de Avdeevka, na região de Donetsk, quando o Exército ucraniano foi forçado a recuar ainda mais.
As Forças Armadas continuam perdendo terreno desde o fracasso da contraofensiva de verão do regime de Kiev. A tentativa resultou sozinha em 159 mil baixas, entre soldados ucranianos mortos e feridos, de acordo com o Ministério da Defesa russo.
Ainda assim, o presidente ucraniano insistiu, em uma coletiva de imprensa em Kiev no domingo, que a Ucrânia perdeu apenas 31 mil militares desde o início do conflito. Porém contradisse a avaliação de autoridades dos EUA de que a Ucrânia já havia perdido, até o meio do ano passado, quase 70 mil, fora os feridos, entre 100 mil e 120 mil, observou Aleksandr Mikhailov, analista e chefe de análise militar-política na Rússia à Sputnik.
 Sargento da Força Aérea dos EUA. Cody Brown, à direita, com o 436º Esquadrão Aéreo Portuário, verifica paletes de projéteis de 155 mm com destino final à Ucrânia, 29 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Panorama internacional
Em meio a escassez, Alemanha tenta comprar munições para Ucrânia 'por todo o mundo', diz revista
Em agosto de 2023, Douglas Macgregor, coronel aposentado do Exército dos Estados Unidos e analista político, sugeriu, em entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, que as perdas reais da Ucrânia totalizavam 400 mil. "Isso foi dito antes da batalha por Avdeevka e outras batalhas importantes", disse Mikhailov à Sputnik.

"A declaração de Zelensky nesse contexto deve ser vista como um sinal de medo do povo ucraniano. Ele mentiu repetidas vezes. Aparentemente ele mente e fala sobre 31 mil mortos para reduzir a responsabilidade social pelo que está acontecendo", observou.

O analista referiu-se a relatos de que autoridades de Kiev estavam deliberadamente subestimando as perdas ucranianas para evitar o pagamento de compensação às famílias dos mortos.
Ao mirar o público doméstico em seu discurso, o presidente ucraniano também procurou tranquilizar os espectadores ocidentais de que a Ucrânia ainda tem mão de obra suficiente — e que tudo o que precisa para vencer são mais dinheiro e armas.

"No geral, a declaração de Zelensky foi tão sem sentido e implausível que acho que causará uma ampla ressonância, inclusive na Ucrânia", enfatizou Mikhailov.

Vladimir Zelensky participa de conferência de imprensa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Kiev. Ucrânia, 4 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Operação militar especial russa
Vladimir Zelensky será forçado a chegar a uma solução política para o conflito, diz jornalista

Plano da contraofensiva foi vazado para a Rússia

O analista também considerou "irônicos" os comentários de Zelensky sobre uma mudança de estratégia, dada sua afirmação de que o plano de contraofensiva de verão da Ucrânia foi descoberto pela Rússia. "Nossos planos de ação de contraofensiva estavam na mesa do Kremlin antes de as ações de contraofensiva começarem", disse o presidente.

"Ao afirmar que os russos sabiam sobre a contraofensiva, ele pode estar esfregando o nariz da inteligência dos EUA nisso. Porque os americanos agora controlam muitos processos: agências de inteligência ocidentais controlam todos os planos de Kiev. E, portanto, se foi vazado, significa que eles perderam", declarou Mikhailov.

A reivindicação de Zelensky "mostra o quão bem a inteligência russa funciona", observou ele com humor. "Por outro lado, o que ele poderia dizer, dado que a contraofensiva falhou? Aqui, não importa o quanto você minta, todos veem o fracasso da contraofensiva, todos sabem disso e todos estão discutindo. Você não pode esconder."
Segundo Mikhailov, Zelensky está tentando justificar os fracassos do regime de Kiev e do Exército ucraniano — e então ele sugere que os russos sabiam de tudo antecipadamente e atribui suas derrotas a isso. O analista disse ser patético como a liderança ucraniana joga o jogo da culpa.

"Ele finge que está lutando pela democracia, pela Europa e pela América. 'Me dê dinheiro, me dê armas, continuarei a lutar até o último ucraniano.' Então acho que ele continuará fazendo tais declarações, que são mesquinhas aos olhos dos especialistas", concluiu Mikhailov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала