- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Analista: detalhes vazados de operações da CIA na Ucrânia sinalizam a Kiev que 'o fim está próximo'

© Sputnik / StringerEdifício do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano), em Kiev (foto de arquivo)
Edifício do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano), em Kiev (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
A mídia dos EUA publicou uma reportagem no domingo (25) sobre as operações da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) na Ucrânia, fornecendo detalhes sobre a criação de uma dúzia de bases operacionais clandestinas de inteligência perto das fronteiras da Rússia. A Sputnik explora seu conteúdo com o ex-oficial da CIA Larry Johnson.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia dissecou a matéria de domingo do The New York Times (NYT) sobre as operações da CIA na Ucrânia, desafiando a afirmação do jornal de que o envolvimento ativo dos serviços de informação ocidentais no país só começou depois do Euromaidan, golpe perpetrado em fevereiro de 2014.

"A CIA ajudou Kiev a treinar os seus espiões, e não apenas espiões, mas militantes declarados, extremistas, terroristas, bandidos. Todos. E um dos exemplos mais marcantes do acionamento dessa cadeia ocorreu em 2013–2014", afirmou a representante do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, reagindo à reportagem do NYT. "Sob o disfarce de forças democráticas e civis, aqueles que participaram no Maidan foram treinados principalmente em bases na Polônia e nos Estados Bálticos. E já conversamos sobre isso", disse ela.

Os serviços de inteligência dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) trabalharam para estabelecer bases e outras infraestruturas na Ucrânia muito antes da escalada de 2022, disse a representante, e não apenas na fronteira com a Rússia, mas em todo o país.

"Isso levanta a questão: porque é que o New York Times só agora está levantando preocupações sobre isso? Fornecemos todas as informações publicamente. Por que a imprensa norte-americana ficou em silêncio durante tantos anos?", questionou ela.

De acordo com o relato do NYT, a CIA criou uma dúzia de bases secretas de espionagem na Ucrânia, perto da Rússia, durante um período de oito anos, desde 2016, com a "parceria" de inteligência, supostamente "criando raízes há uma década", depois que o chefe espião nomeado no Maidan, Valentin Nalivaichenko, contatou o então diretor da CIA, John Brennan, e o MI6, pedindo que eles ajudassem a reconstruir o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla ucraniana) "a partir do zero".
A primeira manifestação contra o Euromaidan em Donetsk, em dezembro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Panorama internacional
Euromaidan e golpe na Ucrânia foram incitados pelo Ocidente décadas antes, explica historiador

Mentiras para construir uma narrativa

"Eles estão mentindo sobre o papel dos EUA nesses estágios iniciais", diz Larry Johnson, ex-analista da CIA e especialista do Escritório de Contraterrorismo do Departamento de Estado.

"Eles estão mentindo sobre o papel dos EUA e do Reino Unido na ajuda à criação do golpe e sobre o que aconteceu no Maidan. Eles estão agindo como 'Ah, você sabe, o Maidan aconteceu e então a CIA foi contactada, após o fato'. Bem, isso não é verdade", disse Johnson à Sputnik, sugerindo que o NYT está procurando criar uma narrativa sobre o golpe, o incidente do voo MH17 da Malaysia Airlines, a história da "Rússia, o agressor" que ignora a punitiva "Operação Antiterrorista" da Ucrânia em Donbass a partir de 2014, etc.

"Há uma desinformação atrás da outra" na história, segundo o observador.

"E então eles estão dizendo que foram os Estados Unidos que tentaram impedir a Ucrânia de realizar todos esses ataques terroristas. Portanto é como se estivéssemos realmente tentando enviar a mensagem de que 'esses ataques à Rússia não foram culpa dos Estados Unidos, foram os ucranianos que agiram por conta própria'", o que é outra falsidade patente, disse Johnson.

"Temos ligações [com elementos ucranianos antissoviéticos e antirrussos] desde 1955. Quero dizer, o papel da CIA no trato com os banderistas [em referência aos seguidores de Stepan Bandera, ultranacionalista ucraniano e colaborador nazista] remonta ao final dos anos 1940 e início dos anos 1950. Eles estão tentando retratar isso como um novo relacionamento ou [como se tivesse começado] apenas nos últimos 10–15 anos. Isso é um absurdo", enfatizou o ex-analista da CIA.
Soldado ucraniano armado com Javelin dos EUA percorre a rua Kreschatik, durante um desfile militar para comemorar o Dia da Independência em Kiev, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Panorama internacional
Euromaidan fez parte da guerra por procuração do Ocidente contra a Rússia, diz veterano da CIA

'Ratos começando a deixar o navio que está afundando'

Questionado sobre as prováveis motivações para publicar a denúncia nesta fase da guerra por procuração na Ucrânia, enquanto a Rússia avança através de Donbass e a assistência armamentista dos EUA e da Europa a Kiev está sob ameaça, Johnson sugeriu que isso pode ser um sinal de que Washington decidiu encerrar seu projeto ucraniano.

"Acho que este é um sinal de que o fim está próximo para a Ucrânia. Essa é a única razão pela qual eles estão vazando agora. Porque os próprios ucranianos estão divulgando essa informação", disse Johnson. "É um sinal de que os ratos estão começando a sair do navio que está afundando. Esta é a maneira deles dizerem que não é culpa dos Estados Unidos. Você sabe, 'Fizemos tudo o que podíamos, são esses ucranianos malucos'. Isso faz parte de [uma narrativa de] 'culpar a Ucrânia'", sugere o observador.

Quanto às 12 bases clandestinas mencionadas no artigo, Johnson expressou a confiança de que a Rússia tinha conhecimento dessas instalações e provavelmente tomou ou tomará medidas para eliminá-las.

"Se eu fosse a inteligência russa, [diria que] vocês vão explodir essas instalações", ponderou. "As bases não ficarão tão próximas do território russo porque os russos podem facilmente eliminá-las. E quase exageram o tipo de inteligência que é recolhida. Mais uma vez, se a CIA estivesse realmente operando como deveria, isso significa que já teria recrutado fontes humanas no SBU. Isso seria lhes passar informações sem admiti-las ou reconhecê-las. Mas não era isso que estava acontecendo. Isso é o que eles chamam de serviço de ligação aberto, então a informação está sendo repassada livremente."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала