- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA criaram 12 bases de espionagem na Ucrânia nos últimos 8 anos, diz mídia

© AP Photo / Carolyn KasterO selo da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) em sua sede, em Langley, Virgínia. EUA, 13 de abril de 2016
O selo da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) em sua sede, em Langley, Virgínia. EUA, 13 de abril de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2024
Nos siga no
Com o apoio da CIA, os Estados Unidos criaram 12 instalações de espionagem no território ucraniano, próximo da fronteira com a Rússia, informou o New York Times, citando funcionários da Ucrânia, EUA e Europa.
"Hoje, isto transformou a Ucrânia (...) em um dos mais importantes parceiros de inteligência de Washington na luta contra o Kremlin", afirmou a mídia norte-americana.

"O posto de intercepção faz parte de uma rede de bases de espionagem criadas com o apoio da CIA ao longo dos últimos oito anos e incluindo 12 locais secretos ao longo da fronteira russa."

Segundo a reportagem, as agências de inteligência estadunidenses trabalharam conjuntamente com oficiais ucranianos, incluindo o atual chefe da Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, Kirill Budanov.
Além disso, a CIA treinou espiões ucranianos que operam na Rússia, Europa, Cuba e outros locais. "Sem a CIA, não teríamos tido a oportunidade de resistir aos russos", disse Ivan Bakanov, ex-chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) à publicação.
A subsecretária de Estado para Assuntos Políticos Victoria Nuland em Washington, 26 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2024
Panorama internacional
Victoria Nuland deixa escapar segredo: 'Essa não é a Rússia' que os EUA queriam
Mesmo após a retirada de funcionários norte-americanos, em fevereiro de 2022, os oficiais de inteligência dos EUA permaneceram na região ocidental do país. Esses funcionários repassaram informações, inclusive onde a Rússia planejava atacar e quais sistemas de armas seriam usados.
Ainda segundo a reportagem, ocasionalmente os ucranianos violaram os termos impostos pela Casa Branca, o que irritou as autoridades norte-americanas. Os ucranianos, considerando injustificada a cautela de Washington, "começaram a organizar assassinatos e outras operações letais". Os EUA ameaçaram retirar o apoio, mas nunca o fizeram, afirmou o New York Times.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала