- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Iraque atinge consenso interno sobre retirada de forças dos EUA do país, diz conselheiro iraquiano

© AFP 2023 / Hadi MizbanO primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al-Sudani (C), preside uma reunião com altos funcionários das forças armadas iraquianas e da coligação liderada pelos EUA durante a primeira ronda de conversações sobre o futuro das tropas americanas e outras tropas estrangeiras no país, em Bagdá em 27 de janeiro de 2024
O primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al-Sudani (C), preside uma reunião com altos funcionários das forças armadas iraquianas e da coligação liderada pelos EUA durante a primeira ronda de conversações sobre o futuro das tropas americanas e outras tropas estrangeiras no país, em Bagdá em 27 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2024
Nos siga no
Bagdá iniciou conversações formais com Washington em janeiro sobre uma "retirada faseada" das forças dos EUA do Iraque em meio a repetidas violações da soberania do país, inclusive após os ataques dos EUA a milícias antiterroristas aliadas do governo que lutam contra o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em diversos países).
O conselheiro de segurança nacional do Iraque, Qasim al-Araji, anunciou que foi atingido um consenso entre todas as principais facções políticas do Iraque sobre o fim da presença da coligação militar liderada pelos EUA no país do Oriente Médio.

"Há um consenso sobre a retirada das forças estrangeiras. O governo iraquiano vai assinar acordos bilaterais de segurança com os países que fazem parte da coligação contra o grupo terrorista Daesh", disse al-Araji à margem da Conferência de Diálogo Internacional de Bagdá, no sábado (24).

"As nossas forças de segurança se desenvolveram muito e ganharam grande experiência em lidar com os desafios do terrorismo", assegurou al-Araji, dando a entender que a missão dos EUA de "treinar, aconselhar e ajudar" no Iraque, que substituiu a sua missão de combate no final de 2021, é não é mais necessária.
O Conselho de Segurança Nacional do Iraque, liderado por al-Araji, é um órgão poderoso encarregado de coordenar a segurança nacional, a inteligência e a estratégia de política externa do país, e reporta diretamente ao primeiro-ministro Mohammed Shia al-Sudani.
Membros das forças de intervenção rápida do Iraque em vila na área de Hawi al-Azim, na província iraquiana de Diyala, em 24 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
Iraque pede saída de coalizão liderada pelos EUA e fala em ameaça à estabilidade do país
As bases dos EUA no Iraque e os seus postos avançados ilegais na Síria foram alvo de intensos ataques de foguetes, mísseis e drones por milícias a partir de meados de outubro de 2023, em resposta ao apoio persistente de Washington a Israel após o início da guerra em Gaza.
Os EUA responderam aos ataques alvejando milícias estreitamente afiliadas às forças de segurança do Iraque, como no dia 4 de janeiro, matando Mushtaq Talib al-Saidi, o líder da milícia Harakat-al-Nujaba, afiliada às Forças de Mobilização Popular, levando as autoridades iraquianas a exigem negociações sobre o fim da presença dos EUA no país. O Ministério das Relações Exteriores do Iraque classificou a morte de al-Saidi como um "ataque não provocado a um órgão de segurança iraquiano que opera de acordo com os poderes que lhe foram concedidos pelo comandante-em-chefe das Forças Armadas" e chamou a agressão de "escalada perigosa" à qual Bagdá se reserva o direito de responder.
Washington irritou ainda mais os seus homólogos iraquianos ao mentir aos meios de comunicação social sobre ter avisado Bagdá antes dos seus ataques, com o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, admitindo no início de fevereiro que os EUA só de fato "informaram os iraquianos imediatamente após a ocorrência dos ataques".
Bandeira do Iraque - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2024
Panorama internacional
Iraque condena ataque dos EUA em Bagdá: 'Agressão clara com repercussões perigosas'
A agressão do mês passado não é a primeira em que os militares dos EUA atuam unilateralmente dentro do Iraque sem informar os seus "parceiros" iraquianos. Em janeiro de 2020, os EUA assassinaram o vice-comandante das Forças de Mobilização Popular do Iraque, Abu Mahdi al-Muhandis, junto com o comandante da Força Quads do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica Iraniana, Qassem Soleimani, em um ataque não provocado de drones no Aeroporto Internacional de Bagdá. Esse incidente levou o parlamento do Iraque a emitir uma resolução exigindo que todas as forças dos EUA fossem expulsas imediatamente do país, mas Washington resistiu, reclassificando a sua presença no país como uma missão de "treinar, aconselhar e ajudar".
Na vizinha Síria, que também enfrentou ataques dos EUA contra combatentes antiterroristas, o Ministério das Relações Exteriores disse que "não ficou nem um pouco surpreso" ao ver as forças norte-americanas atacarem alvos no leste do país, "onde nossas forças estão lutando contra os remanescentes da organização terrorista Daesh, enquanto os Estados Unidos trabalham para restabelecer a atividade terrorista do Daesh."
As forças dos EUA mantêm o controle sobre a parte nordeste da Síria, ocupando as áreas mais ricas em petróleo e alimentos, roubando recursos que o país devastado pela guerra durante uma década — guerra alimentada pela CIA — necessita para completar sua reconstrução.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала