- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA ficaram viciados em bombardear o Iraque em resposta a caos gerado por eles mesmos, diz colunista

© AP Photo / Rwa FaisalIraque, militares iraquianos observam ataque aéreo da coalizão liderada pelos EUA às posições do Daesh em Fallujah
Iraque, militares iraquianos observam ataque aéreo da coalizão liderada pelos EUA às posições do Daesh em Fallujah - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Nos siga no
Sob alegação de estarem respondendo a um ataque ocorrido no último domingo (28) contra uma base sua na Jordânia, os EUA deram início a uma série de ataques contra instalações na Síria e no Iraque, mas esse não é o primeiro ou segundo ataque norte-americano em solo iraquiano.
Conforme relembrou Guga Chacra em sua coluna no jornal O Globo, "todos os últimos seis presidentes dos Estados Unidos bombardearam o Iraque em algum momento ao longo de seus nove mandatos", acrescentando que "mesmo Joe Biden já havia ordenado múltiplos ataques ao território iraquiano antes dos novos bombardeios ontem".
Após as investidas militares na sexta-feira (2), Biden afirmou que o país realizará mais bombardeios contra as forças islâmicas "em horários e locais de nossa escolha".
"Não existe paralelo no mundo de uma nação ser tão bombardeada por outra como o Iraque é pelos EUA. São mais de três décadas de bombardeio. […] Ao mesmo tempo, nunca o Iraque atacou os EUA", ressalta o colunista.
Chacra sublinha que "nenhum iraquiano teve participação no 11 de Setembro. Dos 19 terroristas, 15 eram da Arábia Saudita, um dos maiores clientes da indústria bélica norte-americana".
Conforme relatado, os ataques estadunidenses de ontem (2) seriam uma retaliação.
Entretanto, o colunista também relembra que o grupo apontado por Washington como responsável pela morte de três de seus soldados na Jordânia, o grupo Kataib Hezbollah, "é uma milícia xiita iraquiana que surgiu após os EUA invadirem o Iraque, provocando a morte de centenas de milhares de pessoas e a quebra das instituições locais durante o governo de George W. Bush".
Ou seja, muito dos grupos terroristas, como a própria Al Qaeda (grupo proibido na Rússia e em diversos países) do saudita Osama bin Laden, responsável pelos ataques às Torres Gêmeas, surgiram de ações estadunidenses anteriores no Oriente Médio.
Por fim, o Chacra questiona "até quando os EUA seguirão com esse vício de bombardear o Iraque que, por sinal, é governado por um aliado de Washington? E até quando haverá tropas norte-americanas no Iraque?", indagou.
O presidente dos EUA, Joe Biden, durante reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para discutir a guerra entre Israel e o Hamas, em Tel Aviv, Israel, em 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Panorama internacional
Estudo aponta que intervenções militares dos EUA tornam os americanos menos seguros
No começo de janeiro, o premiê iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, emitiu um comunicado dizendo que Bagdá está formando um comitê para preparar o fim da missão da coalizão liderada pelos EUA no país visto que "não há mais justificações para a sua existência", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала