- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Facções armadas iraquianas anunciam ataque ao porto de Haifa, em Israel, usando drones

© AP Photo / Tsafrir AbayovUm soldado israelense ao lado de uma bateria de interceptores de mísseis posicionada perto da cidade de Haifa, no norte de Israel (arquivo)
Um soldado israelense ao lado de uma bateria de interceptores de mísseis posicionada perto da cidade de Haifa, no norte de Israel (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Nos siga no
Nesta quinta-feira (1º), facções armadas iraquianas anunciaram ter atacado o porto de Haifa, em Israel, por meio de drones.
A declaração foi emitida pela Resistência Islâmica no Iraque em suas redes sociais e anunciava a continuidade da resistência à ocupação e o apoio ao povo em Gaza, em resposta aos massacres contra civis palestinos.
Segundo a declaração, os mujahideen realizaram o ataque por meio de drones no porto de Haifa, localizado em territórios ocupados da Palestina.
Na quarta-feira (31), o coordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, atribuiu à Resistência Islâmica, incluindo às Brigadas do Hezbollah, a responsabilidade pelo recente ataque à base americana na Jordânia, que resultou na morte de três americanos.
Míssil iraniano de defesa aérea Sevom Khordad em exibição durante o desfile militar anual que marca o aniversário da eclosão da guerra de 1980-1988 com o Iraque. Teerã, em 22 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Panorama internacional
Ataques iranianos em países vizinhos do Oriente Médio são demonstração de força, diz analista
Os EUA consideram que o ataque foi planejado, financiado e executado por esse grupo, como afirmou Kirby em coletiva de imprensa.
O Departamento de Estado americano confirmou que a resposta ao ataque não seria uma escalada da violência, destacando a suspensão das operações militares pelas Brigadas Iraquianas do Hezbollah contra as forças americanas.
Estas, por sua vez, escolheram "outros métodos" para defender Gaza, conforme anunciado na terça-feira (30).
#283 Mundioka - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Mundioka
Israel e EUA já apoiaram o Hamas?
Em 28 de janeiro, o Comando Central das Forças Armadas dos EUA informou que uma base na fronteira entre a Jordânia e a Síria, que hospedava soldados americanos, foi atacada por drones, resultando na morte de três soldados.
Washington acusou grupos aliados do Irã de estarem por trás do ataque, enquanto Teerã negou a responsabilidade e afirmou que a Resistência Islâmica decide de forma independente sobre tais ações.
O governo jordaniano negou que o ataque tenha ocorrido em seu território, alegando que aconteceu em território sírio, próximo às fronteiras do reino, tendo sido apoiado por vários países árabes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала