- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Burkina Faso, Mali e Níger confirmam plano para formar confederação após deixarem CEDEAO

© AFP 2023 / Boureima HamaPessoas brandem bandeiras do Níger, Mali e Burkina Faso durante uma reunião em Niamey, em 29 de dezembro de 2023
Pessoas brandem bandeiras do Níger, Mali e Burkina Faso durante uma reunião em Niamey, em 29 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2024
Nos siga no
Os Estados africanos planejam prosseguir com o estabelecimento de uma confederação, disse o Ministério das Relações Exteriores do Mali nesta quinta-feira (15).
Após anunciarem em janeiro que abandonariam a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Burkina Faso, Mali e Níger buscam aprofundar laços por meio de uma nova aliança.
Em reunião na capital de Burkina Faso, Ouagadougou, hoje (15) os seus três ministros das Relações Exteriores confirmaram um compromisso conjunto de se retirarem da CEDEAO oficialmente sem demora e continuarem a cooperação no âmbito de um pacto conhecido como Aliança dos Estados do Sahel (AES, na sigla em inglês).

"Eles reafirmaram o seu compromisso de avançar resolutamente no processo de implementação da AES e de criação da Confederação Tri-Estado", disse a chancelaria do Mali em uma publicação citada pela Reuters.

O grupo não partilhou detalhes sobre como a confederação proposta funcionaria ou sobre quão estreitamente planejam alinhar os interesses políticos, econômicos e de segurança enquanto lutam para conter uma batalha de uma década com os insurgentes islâmicos que desestabilizam a região.
Mali, Burkina Faso e Níger anunciam sua saída da CEDEAO, em 28 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Panorama internacional
Níger, Mali e Burkina Faso saem da CEDEAO ante deterioração nas relações
Em novembro passado, os ministros das Finanças disseram que ponderariam a opção de criar uma união monetária. Altos funcionários dos três países manifestaram, em graus variados, apoio ao abandono da moeda comum do franco CFA da África Ocidental.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала