- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Partido do presidente deposto do Níger expressa oposição à intervenção militar da CEDEAO, diz mídia

© AFP 2023O sargento e artista do Exército do Níger, Maman Sani Maigochi, se apresenta enquanto apoiadores do Conselho Nacional de Sefeguarda da Pátria (CNSP) do Níger se reúnem na Place de la Concertation em Niamey em 20 de agosto de 2023
O sargento e artista do Exército do Níger, Maman Sani Maigochi, se apresenta enquanto apoiadores do Conselho Nacional de Sefeguarda da Pátria (CNSP) do Níger se reúnem na Place de la Concertation em Niamey em 20 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2023
Nos siga no
"Uma clara maioria" do Partido pela Democracia e Socialismo do Níger, do deposto presidente Mohamed Bazoum, "é contra a intervenção armada", escreve a mídia nigerina.
O Partido pela Democracia e Socialismo do Níger (PNDS, na sigla em francês), do presidente deposto Mohamed Bazoum, se opôs à intervenção militar no país pela Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), informou no sábado (16) a Agência Nigerina de Imprensa (ANP, na sigla em francês).
De acordo com o documento, há "vozes dentro do partido a favor de que ele se distancie do apoio" à intervenção. O partido apontou para os possíveis efeitos negativos de uma intervenção sobre as pessoas detidas pelos rebeldes, bem como sobre a população do país em geral.
Soldados do Níger sentam-se do lado de fora da alfândega em Niamey, capital nigerina, em 21 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Panorama internacional
Primeiro-ministro do Níger anuncia negociações para retirada das tropas francesas do país
"Pareceu necessário que a mesa diretora realizasse uma discussão sobre o assunto, o que foi feito em 2 de setembro e continuou em 14 de setembro [quinta-feira]. Uma clara maioria foi contra a intervenção armada", disse a agência, citando a declaração do partido.
A declaração também nota uma preocupação pela liberação de Bazoum, sua família e de outros, que foram detidos em 26 de julho. A mesa diretora do partido pediu para se "reintegrar" Bazoum e a "restauração da ordem constitucional por todos os meios não militares".
Os militares do Níger anunciaram no final de julho que o presidente Bazoum havia sido removido do poder, com os líderes da maioria dos países ocidentais e da CEDEAO condenando o golpe. No início de agosto, os participantes da CEDEAO adotaram um plano de contingência para uma intervenção militar no Níger.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала