- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeiro-ministro do Níger anuncia negociações para retirada das tropas francesas do país

© AP Photo / Sam MednickSoldados do Níger sentam-se do lado de fora da alfândega em Niamey, capital nigerina, em 21 de agosto de 2023
Soldados do Níger sentam-se do lado de fora da alfândega em Niamey, capital nigerina, em 21 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Nos siga no
Nomeado por militares que promoveram golpe de Estado, Ali Mahamane Lamine Zeine afirmou que a retirada será feita "rapidamente".
O primeiro-ministro do Níger, Ali Mahamane Lamine Zeine, nomeado pelos militares que tomaram o poder no país, anunciou negociações sobre a retirada dos soldados franceses do país.
Em coletiva de imprensa transmitida nesta segunda-feira (4) pelos meios de comunicação locais, Zeine disse que as negociações estão em curso e que a retirada das tropas será feita "rapidamente", afirmou que as forças francesas estão ilegalmente no país e exortou o embaixador francês no Níger a deixar o país imediatamente. "Pedimos ao embaixador francês que deixe o nosso país o mais rapidamente possível."
Zeine também se queixou das sanções impostas contra ele pela Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). "Enviamos duas queixas à CEDEAO sobre as sanções impostas ao nosso país."
Membros da delegação do Zimbábue momentos antes de reunião entre o presidente do país, Emmerson Mnangagwa, e o presidente russo, Vladimir Putin, à margem da Segunda Cimeira e Fórum Econômico e Humanitário Rússia-África, no Expofórum. São Petersburgo, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2023
Panorama internacional
Uma nova corrida pela África? Como as grandes potências têm disputado influência no continente
Segundo o primeiro-ministro, as sanções impedem o fornecimento de medicamentos e alimentos à população. "Responderemos a qualquer tentativa de ataque ao nosso país e nos defenderemos", disse Zeine.
No final de julho, os militares do Níger anunciaram na televisão nacional a destituição do presidente Mohamed Bazoum do poder e a formação do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP). Os líderes da maioria dos países ocidentais e da CEDEAO condenaram o golpe.
O Níger é uma ex-colônia francesa e foi um dos últimos aliados ocidentais no Sahel. O país tem ricas reservas de urânio que são cruciais para a França. Segundo a imprensa francesa, o país africano é responsável por 15% a 17% do urânio utilizado nas usinas nucleares francesas para gerar eletricidade no país. Atualmente, há cerca de 1,5 mil soldados franceses baseados no Níger e no Chade.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала