- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Níger, Mali e Burkina Faso saem da CEDEAO ante deterioração nas relações

© Foto / X / @AESinfosMali, Burkina Faso e Níger anunciam sua saída da CEDEAO, em 28 de janeiro de 2024
Mali, Burkina Faso e Níger anunciam sua saída da CEDEAO, em 28 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Nos siga no
Burkina Faso, Níger e Mali anunciaram neste domingo (28) a sua saída da CEDEAO, Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental. Através de um comunicado em conjunto, os países denunciaram as "sanções ilegais, ilegítimas, desumanas e irresponsáveis" aplicadas pelo bloco.
Frente a deterioração das relações na CEDEAO com a troca de governo no Níger em julho, em 16 de setembro de 2023, as três nações africanas criaram a Aliança dos Estados do Sahel, uma organização de defesa coletiva.
Os países sublinharam no comunicado que com "grande pesar, amargura e decepção", a CEDEAO "traiu os seus princípios fundadores" sob a influência estrangeira .

"A organização não prestou assistência aos nossos Estados no âmbito da nossa luta existencial contra o terrorismo e a insegurança".

À Sputnik, o analista nigeriano Issoufou Boubacar Kado Magagi afirmou que os países da região "não têm outra escolha senão sair" da CEDEAO e "corajosamente assumir o controle do seu destino". Magagi destacou também que a organização pan-africana é "manipulada pelos países ocidentais, com a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] como liderança".
Nesse contexto, os países do BRICS servem como alternativas "dispostas a ajudar esses três países".

"Essas potências emergentes produzem muitos produtos dos quais os nossos países necessitam. E precisam dos nossos produtos, nomeadamente do urânio, do nosso ouro, da nossa bauxita, do nosso lítio. Temos petróleo no nosso solo", afirmou à Sputnik.

"É uma cooperação ganha-ganha com eles. Mas, infelizmente, em países como a França, é exploração, é pilhagem da nossa riqueza", ressaltou.

CEDEAO diz que países se mantêm no grupo

Em resposta ao comunicado, a CEDEAO afirmou que não recebeu nenhuma notificação oficial dos três países-membros sobre a saída da comunidade. O grupo "continua empenhado em encontrar uma solução negociada para o impasse político", afirmou em nota a organização.
O primeiro-ministro do Níger, Ali Mahaman Lamine Zeine, acusou a CEDEAO de desonestidade na última quinta-feira (25), depois que uma equipe de negociação da comunidade não compareceu a uma reunião marcada em Niamey, capital do país. A delegação explicou a sua ausência citando uma avaria técnica da aeronave.
Nigerinos protestam pela saída da França do país. No cartaz, lê-se Abaixo a França, viva [Vladimir] Putin [presidente da Rússia]. Níger, 30 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Mundioka
'Françafrique': saída do embaixador gaulês do Níger indica esgotamento e fim de era do país europeu

Deterioração das relações com a CEDEAO

As relações dos governos de Mali, Burkina Faso e Níger com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental pioraram após a mudança de governo nesses países. Atualmente, os países são geridos por governos militares de transição que chegaram ao poder após a piora da situação de segurança nas antigas colônias francesas, causada pelo aumento de atividade terrorista.
Depois da remoção forçada do presidente do Níger, em julho de 2023, a CEDEAO ameaçou usar a força se o presidente deposto não fosse reintegrado. A organização também impôs sanções à nação e suspendeu a a ajuda militar, financeira, alimentar e médica ao país.
O Mali e Burkina Faso enfrentaram medidas punitivas semelhantes após os golpes de Estado de 2021 e 2022, respetivamente. Estima-se que as sanções do bloco resultaram na morte de mais de 125 mil pessoas, afetando principalmente mulheres e crianças.
Membros da delegação do Zimbábue momentos antes de reunião entre o presidente do país, Emmerson Mnangagwa, e o presidente russo, Vladimir Putin, à margem da Segunda Cimeira e Fórum Econômico e Humanitário Rússia-África, no Expofórum. São Petersburgo, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2023
Panorama internacional
'Relações para fora do eixo': especialistas explicam vantagens da aproximação entre BRICS e África
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала