- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mali, Níger e Burkina Faso assinam pacto de defesa mútua em caso de agressão externa ou rebelião

© Foto / Twitter / ReproduçãoAssinatura com chefes de Estado de Burkina Faso e Níger, 16 de setembro de 2023
Assinatura com chefes de Estado de Burkina Faso e Níger, 16 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2023
Nos siga no
As três nações da África Ocidental assinaram um pacto de segurança intitulado Aliança dos Estados do Sahel neste sábado (16) prometendo ajudar um ao outro em caso de qualquer rebelião ou agressão externa.
O líder da junta do Mali, Assimi Goita, afirmou que o objetivo da aliança é "estabelecer um quadro de defesa coletiva e assistência mútua".
"Qualquer ataque à soberania e integridade territorial de uma ou mais partes contratadas será considerado uma agressão contra as outras partes", diz a carta do pacto, relata a Reuters.
Os três países lutam para conter os insurgentes islâmicos ligados à Al-Qaeda e ao Daesh (ambas organizações terroristas proibidas na Rússia e em diversos países), e também viram as suas relações com vizinhos e parceiros internacionais tensas pela chegada de juntas militares ao poder.
O último golpe no Níger criou uma nova divisão entre os três e os países do bloco regional, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) já ameaçou usar a força para restaurar o regime constitucional no país. O Mali e o Burkina Faso prometeram ajudar o Níger se este for atacado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала